A Interpretação do Mapa Astrológico

A Astrologia é uma arte enquanto é necessário transcender seus símbolos em busca de um significado mais profundo para restaurar a essência e o sentido de uma realidade de um nível superior; o nível onde a consciência reflete a si mesma.

A Astrologia é uma ciência porque é capaz de traçar paralelos entre o observável e o significativo, qualificando os elementos que interagem na natureza de acordo com um modelo de representatividade do mundo.

As ferramentas de seu ofício são basicamente simples. Este texto ilustra o modelo ptolomaico da fundamentação astrológica. Esta é uma doutrina desenvolvida a partir da relação dos ciclos astronômicos do sistema solar com os processos da vida na Terra.

Todavia juntar estes elementos em uma carta natal ou considerá-los atuando na natureza exige do astrólogo um dom superior: a capacidade de interpretar os desígnios celestiais. Não se trata de clarividência, mas do exercício de uma arte em constaste mudança: a arte de tornar humano aquilo que é divino.

César Augusto – Astrólogo

tierkreiszeichen

A Carta Astrológica

A carta astrológica é a base das interpretações que o astrólogo utiliza para emitir sua análise.

Saiba mais sobre ela:

De acordo com o dia, mês, ano, horário e local de nascimento em que você nasceu, um signo zodiacal se elevava a leste, na mesma direção em que o Sol nasce. Este ponto é representado astrologicamente pelo Ascendente, que marca o início ou nascimento de um evento ou de uma pessoa.

No ser humano, o Ascendente aponta as condições físicas, a aparência, o jeito de ser espontâneo que ela tem ao se relacionar com o mundo. Neste momento, a Roda da Vida Celeste – o Zodíaco da eclíptica – se sobrepõe as 12 Casas Astrológicas que significam 12 áreas da vida nas quais você vai ter a oportunidade de manifestar os 12 signos zodiacais. Como exemplo, imagine uma pessoa que nasceu no mesmo dia em que você, mas duas horas antes ou depois: a carta astrológica desta pessoa vai apresentar um Ascendente (personalidade, corpo físico, a maneira pela qual você sempre começa as coisas da primeira vez) e um Meio-Céu (vocação e realizações) diferentes dos seus, como também será diferente a maneira como ela aborda o estudo, a vida conjugal, as crises de vida, os filhos, a espiritualidade, o trabalho cotidiano e assim por diante, pois todos estes setores da vida, representados pelas Casas Astrológicas iniciam em Signos diferentes dos seus. Composta pelo Sol, Lua – os dois luminares – e os 10 planetas, além de alguns pontos tais como a Roda da Fortuna e os Nodos Lunares.

A interpretação do significado de cada Casa é feita levando-se em consideração o Signo que está na cúspide (início) daquela Casa.

 Agora, imagine os 12 signos do Zodíaco, que são, ao mesmo tempo, indicações sobre tipos de assuntos da vida e maneiras de fazer as coisas que todo mundo faz na vida. Eles são divididos pelas suas Triplicidades, pois são em número de três signos por série: os de Ar, que são relacionais e mentais: Gêmeos, Libra e Aquário; os de Fogo, que são impulsivos e intuitivos: Áries, Leão e Sagitário; os de Terra, que são realizadores e procuram concretizar sonhos: Touro, Virgem e Capricórnio; e os de Água, a pura emoção em suas 3 formas: Câncer, Escorpião e Peixes. Existem outras divisões dos 12 signos, mas para a compreensão deste relatório estas informações bastam.

Triplicidade: Algumas vezes o termo também é utilizado para denominar grupos de três casas. O termo tradicional para triplicidade é trígono, que vem da transliteração latina da palavra grega para triângulo (uma vez que, na roda do zodíaco, as linhas desenhadas para unir todos os signos do mesmo elemento formam a figura de um triângulo).

 Enciclopédia de Astrologia de James R. Lewis

Agora, adicione ao quadro o Sol, a Lua e os três planetas pessoais: Mercúrio que simboliza a comunicação e o raciocínio, Vênus que fala do mundo afetivo, Marte que representa nosso impulso de autoafirmação. Júpiter significa os processos de expansão e Saturno, os processos de cristalização e amadurecimento. Imagine agora mais três planetas, descobertos mais recentemente, desde o século XVIII. Cada um deles representa ondas coletivas e geracionais, que vão ser entendidas pelas gerações de modo diferente, dependendo do signo em que eles estão: Urano, a vontade de transgredir, fragmentar, inovar; Netuno, a busca do paraíso, a ilusão e também o escapismo; Plutão, o ímpeto pela destruição de padrões anacrônicos e a pulsão de morte. Cada um destes planetas, afora o Sol e a Lua, que anda muito rápido pelo Zodíaco, estarão em signos zodiacais diferentes de acordo com o dia de nascimento.

Agora você tem um quadro quase completo. Se somar a todos estes itens a Roda da Fortuna, a Cabeça e a Cauda do Dragão, você pode imaginar o complexo mundo de uma carta astrológica, onde as chances para que duas pessoas tenham os mesmos planetas nos mesmos signos e nas mesmas casas é muito baixo, raríssimo até, porque até mesmo nos signos existem diferenças de simbolismo de cada um dos 30 graus que formam cada um dos 12 signos.

Por isso é que os astrólogos chamam a carta astrológica de Mandala Pessoal: um labirinto onde os significados se superpõem, marcando ao mesmo tempo o ponto de equilíbrio e o infinito no círculo, que é o símbolo do centro do coração da vida de cada um de nós.

Planetas

 Lua

 Revela a forma intuitiva das reações, os ânimos e os sentimentos. É o nosso subconsciente, a auto-imagem, os condicionamentos, a receptividade; a necessidade de se agregar, de ter apoio, segurança doméstica e emocional. De acordo com o signo em que se encontra, mostra como a pessoa se sente e quais são os seus pontos sensíveis.

A Lua indica os seus modelos e necessidades emocionais mais profundos, a sua receptividade e capacidade de reflexão. Ela está associada à capacidade de sonhar e imaginar. No Mapa Astrológico, o signo sob o qual a Lua estiver, indica onde a sua capacidade de sonhar e criar se abastece. Já a casa mostra o setor prático da sua vida onde este plano da sua personalidade atua com mais intensidade.

Sol

 Representa a vitalidade, a individualidade, a expressão criativa e amorosa; a necessidade de ser reconhecido e apreciado. Indica, conforme o signo em que se encontre, a identidade fundamental da pessoa, seu modo de ser e como ela percebe e se conduz na vida.

O Sol indica a consciência, o foco da personalidade. A posição do Sol no mapa indica onde você pode brilhar, exteriorizando a sua individualidade e verdadeira essência. O signo sob o qual o Sol estiver mostra onde a sua consciência se abastece; já a casa, diz qual o setor prático da sua vida em que a consciência atua com mais clareza.

Mercúrio

 Mostra a capacidade da comunicação e do raciocínio, a expressão por meio da habilidade ou da palavra, bem como as necessidades de ligações e de aprender.

O planeta Mercúrio representa a inteligência, a capacidade de expressão. O signo sob o qual ele estiver indica a sua capacidade de informar-se ou expressar-se e como busca nutrir-se; já a casa fala sobre o setor prático da sua vida no qual você tende a utilizar a sua inteligência da melhor forma.

Vênus

 É a energia dos intercâmbios afetivos. Indica os gostos pessoais, as necessidades materiais e predisposições em busca de harmonia e prazer. Conforme o signo em que se encontra, mostra como a pessoa expressa os afetos, como estabelece vínculos pessoais e tudo o que faz para sentir-se apreciada.

Vênus representa a sua sensibilidade, o sentido de belo e o afeto com que você lida com as pessoas e situações. A Casa do Mapa Astrológico onde estiver Vênus é onde você precisa agir com delicadeza e suavidade. O signo em que o planeta estiver, indica o conceito em que sua sensibilidade se abastece.

Marte

 Expressa o desejo, vontade de agir, a iniciativa, a energia física, a coragem, a auto-afirmação, a agressividade, o impulso sexual. Mostra, conforme o signo, como a pessoa se afirma e expressa seus desejos e ambições.

Representa a energia que você coloca em tudo e a força que usa para abrir os seus próprios caminhos. No Mapa Astrológico, o signo sob o qual estiver, indica o conceito no qual a sua capacidade de enfrentar os desafios se abastece. Já a casa, mostra onde esta força e coragem atuam com maior concentração.

Júpiter

 Traduz os impulsos de expansão, confiança, fé, otimismo e a motivação para se ligar a um plano superior e se aperfeiçoar. Pelo signo mostra como a pessoa procura se desenvolver e confiar na vida.

Júpiter representa o poder, a autoridade, a sabedoria e a razão. É conhecido como o planeta da sorte no Mapa Astrológico, indicando o ponto de expansão da sua psique. O signo sob o qual ele estiver, mostra em que conceito a sua capacidade de sabedoria se abastece. Já a casa, determina em que setor prático da sua vida você tende a agir com maestria.

 Saturno

 Dá a referência de como se lida com o esforço, a disciplina, a aceitação dos deveres e responsabilidades, a autodefesa, o anseio de autonomia e aprovação social. Mostra como a pessoa busca se estabelecer e se preservar através do esforço.

Saturno representa o limite e a responsabilidade. É a “cruz do mapa”, um ponto de restrição que deve ser tratado com seriedade, para que a maturidade e estrutura possam ser uma realidade concreta em sua vida. A casa em que estiver, indicará em qual o setor prático da sua vida esta “cruz” está localizada e o signo, em qual conceito sua noção de limites e capacidade de realização se alimenta.

Urano

 É o anseio por liberdade, independência e sintonia com a verdade. Liga-se às concepções originais, à inventividade, à experimentação aberta, à necessidade de mudança, à excitação e à expressão fora dos padrões estabelecidos.

Urano representa o próprio Céu, aquilo que não tem limites dentro de você. São a criatividade e as idéias. No Mapa Astrológico, indica o seu lado criativo, inventor, original e excêntrico. A casa em que ele estiver, mostra o setor prático da sua vida em que estas características atuarão com maior intensidade. Já o signo, diz em que conceito elas se abastecem.

Netuno

 Refere-se à liberdade transcendente, à unificação, à sintonia com a dimensão espiritual da experiência, à compaixão, ao idealismo, ao impulso para escapar às limitações do eu e do mundo material.

Netuno representa a inspiração criadora, a crença, o êxtase e a intuição. É o amor universal que faz você sentir-se como parte do Todo. A casa em que ele está localizado indica em que setor prático da vida você tem maior possibilidade de serenar, extasiar-se e, numa má utilização, iludir-se. O signo sob o qual ele está, mostra o conceito em que estas possibilidades se abastecem.

Plutão

Plutão representa os “infernos”, o invisível e o misterioso. Este planeta indica a sua capacidade de transformação, de “matar” alguma coisa para criar algo mais belo. O signo sob o qual Plutão está fornece os conceitos para que você compreenda as transformações que precisa sofrer; já a casa, mostra o setor prático da sua vida em que sua capacidade de regeneração será mais presente.

astrology-wheel

Signos

Áries

Áries representa a Agilidade e a Aventura e é regido pelo elemento Fogo (entusiasmo e vibração). É através dele que temos a possibilidade de compreender onde e como podemos agir com heroísmo e coragem em nossa vida. Os planetas que estiverem em Áries se abastecem nestes conceitos para se expressarem. A casa na qual Áries estiver, indica em que setor prático da sua vida você tende a agir através da tônica deste signo.

Touro

 Touro representa o conceito da Produção e da Travessia, sendo regido pelo elemento Terra (praticidade e coerência). É através dele que temos a possibilidade de compreender onde e como podemos agir com perseverança e obstinação em nossa vida. Os planetas que estiverem em Touro se abastecem nestes conceitos para se expressarem. A casa na qual Touro estiver, indica em que setor prático da sua vida você tende a agir através da tônica deste signo.

Gêmeos

 Gêmeos representa o conceito da Complementação e da Amizade, sendo regido pelo elemento Ar (pensamento). É através dele que temos a possibilidade de compreender onde e como podemos unir os opostos que existem dentro de nós mesmos e no mundo em que vivemos. Os planetas que estiverem em Gêmeos se abastecem nestes conceitos para se expressarem. A casa na qual Gêmeos estiver, indica em que setor prático da sua vida você tende a agir através da tônica deste signo.

Câncer

 Câncer representa o conceito da Memória e da Interiorização, sendo regido pelo elemento Água (emoção). É através dele que temos a possibilidade de compreender onde e como podemos recolher os “pedaços” do nosso passado e recompor a nossa história. Os planetas que estiverem em Câncer se abastecem nestes conceitos para se expressarem. A casa na qual Câncer estiver, indica em que setor prático da sua vida você tende a agir através da tônica deste signo.

Leão

 Leão representa o conceito do Valor e da Centralização, sendo regido pelo elemento Fogo (entusiasmo e vibração). É através dele que temos a possibilidade de compreender onde e como podemos extrair o nosso verdadeiro brilho, vencendo os “monstros” do ego. Os planetas que estiverem em Leão se abastecem nestes conceitos para se expressarem. A casa na qual Leão estiver, indica em que setor prático da sua vida você tende a agir através da tônica deste signo.

Virgem

 Virgem representa o conceito da Pureza e da Paz, sendo regido pelo elemento Terra (praticidade e coerência). É através deste signo que temos a possibilidade de compreender a ordem e a simplicidade da vida, não nos deixando contaminar pelas impurezas próprias do mundo. Os planetas que estiverem em Virgem se abastecem nestes conceitos para se expressarem. A casa na qual Virgem estiver, indica em que setor prático da sua vida você tende a agir através da tônica deste signo.

 Libra

 Libra representa o conceito da Lei e do Equilíbrio, sendo regido pelo elemento Ar (pensamento). É através dele que temos a possibilidade de compreender a noção de justiça e proporção em nossa vida emocional e cotidiana. Os planetas que estiverem em Libra se abastecem nestes conceitos para se expressarem. A casa na qual Libra estiver, indica em que setor prático da sua vida você tende a agir através da tônica deste signo.

Escorpião

 Escorpião representa o conceito da Transformação e do Mistério, sendo regido pelo elemento Água (emoção). É através dele que temos a possibilidade de compreender onde e como devemos sofrer as “metamorfoses” necessárias para que possamos enxergar além das aparências e da realidade superficial. Os planetas que estiverem em Escorpião se abastecem nestes conceitos para se expressarem. A casa na qual Escorpião estiver, indica em que setor prático da sua vida você tende a agir através da tônica deste signo.

Sagitário

 Sagitário representa o conceito da Elevação e da Transcendência, sendo regido pelo elemento Fogo (entusiasmo e vibração). É através dele que temos a possibilidade de compreender como direcionar nossa energia para um alvo preciso, estimulando metas elevadas para a nossa vida. Os planetas que estiverem em Sagitário se abastecem nestes conceitos para se expressarem. A casa na qual Sagitário estiver, indica em que setor prático da sua vida você tende a agir através da tônica deste signo.

Capricórnio

 Capricórnio representa o conceito da Sedimentação e do Todo, sendo regido pelo elemento Terra (praticidade e coerência). É através deste signo que temos a possibilidade de compreender o quanto devemos buscar alcançar a plenitude, o “cume” de nós mesmos. Os planetas que estiverem em Capricórnio se abastecem nestes conceitos para se expressarem. A casa na qual Capricórnio estiver, indica em que setor prático da sua vida você tende a agir através da tônica deste signo.

Aquário

 Aquário representa o conceito da Liberdade e da Fraternidade, sendo regido pelo elemento Ar (pensamento). É através dele que temos a possibilidade de compreender que somos feitos à imagem e semelhança do Princípio e que devemos imitar esta perfeição. Os planetas que estiverem em Aquário se abastecem nestes conceitos para se expressarem. A casa na qual Aquário estiver, indica em que setor prático da sua vida você tende a agir através da tônica deste signo.

 Peixes

 Peixes representa o conceito da e da Unificação, sendo regido pelo elemento Água (emoção). É através dele que temos a possibilidade de compreender o desapego e a serenidade, numa entrega e confiança completa ao Sagrado. Os planetas que estiverem em Peixes se abastecem nestes conceitos para se expressarem. A casa na qual Peixes estiver, indica em que setor prático da sua vida você tende a agir através da tônica deste signo.

casas-terrestres

Casas

 Primeira Casa

 Signo: Áries

 Determina o ascendente. A primeira casa mostra a personalidade, a forma que você irá se expressar e a “cara” que você assume para mostrar ao mundo. Determina seus gostos, representa seu corpo físico e os primeiros anos de sua infância.

Este é o primeiro setor prático da sua vida analisado pela Astrologia, onde está simbolizado o seu Temperamento e Comportamento. O primeiro espaço do seu mapa fala do seu EU, do que é SER alguém neste mundo para você. Os planetas que estiverem nesta casa vão simbolizar quais os aspectos emocionais que atuam na sua personalidade; o signo ou os signos que passarem por ela indicam em qual conceito o seu temperamento se abastece, sendo o primeiro dos signos o mais marcante.

Segunda Casa

Signo: Touro

 Representa finanças e posses e indica quais são suas necessidades e que você pode fazer para conseguir chegar às suas metas. Esta é a Casa da Liberdade Pessoal e também das dívidas materiais.

Neste setor prático está simbolizada a forma como você lida com os bens materiais. É a casa do Ter e do Fazer. É nela que se podem analisar quais as formas, trunfos e dificuldades que você possui para adquirir dinheiro, segurança material e também como você costuma aproveitar os bens que conquistou. Os planetas que estiverem na casa 2 mostram quais são os anseios financeiros envolvidos neste setor da sua vida; já o signo falam dos conceitos nos quais esta área se abastece.

Terceira Casa

Signo: Gêmeos

 Representa os vínculos familiares, especialmente com irmãos e irmãs e a comunicação com o mundo exterior. Mostra a possibilidade de viagens curtas e determina aquele conhecimento que não adquirimos na escola.

O terceiro setor prático do seu mapa fala do que você primeiro precisa Aprender para seguir o seu percurso pela vida: como você troca informações, aprende com os que estão próximos de você. É nesta casa que dá também para avaliar a sua relação com seus irmãos, vizinhos e colegas. Os planetas que estiverem na casa 3 mostram quais são os aspectos mentais envolvidos neste setor da sua vida; já o signo fala dos conceitos

Quarta Casa

 Signo: Câncer

Representa sua casa, suas raízes e está ligada ao papel da sua mãe na sua vida. A quarta casa representa a velhice, o final da vida e a fama póstuma.

Este é o setor que simboliza o Sentir e o Sonhar. É aqui que podemos ver a sua relação com a sua família, com o seu lar. Além das suas raízes emocionais, que estão em sua infância, na casa quatro você pode analisar onde e de que natureza é os “fantasmas” que foram gerados em seu passado. Os planetas que estiverem na casa 4 mostram quais são os condicionamentos emocionais envolvidos neste setor da sua vida; já o signo fala dos conceitos nos quais esta área se abastece.

Quinta Casa

 Signo: Leão

A quinta casa mostra os filhos, os romances, os prazeres e as diversões. Essa casa se refere ao seu modo de conviver com os outros, à gravidez e à educação dos filhos. Representa também a arte e a dramaticidade.

Na casa cinco, a Astrologia analisa o que você precisa para viver alegre e com prazer. É aqui também que estão simbolizados os namoros e as diversões. Mas todo prazer deve produzir bons frutos: os filhos – tanto os de sangue quanto aqueles que nascem de suas idéias, como um livro ou um projeto – também são departamento da casa 5. Os planetas que estiverem nesta casa mostram quais são os anseios vocacionais envolvidos neste setor da sua vida; já o signo fala dos conceitos nos quais esta área se abastece.

Sexta Casa

 Signo: Virgem

 Mostra seu trabalho, sua saúde e seus hábitos. Essa casa envolve tudo o que for relativo a trabalho: empregos, subalternos e chefes. Refere-se também a animais de estimação e dependentes.

É nesta área do mapa que a Astrologia analisa o seu Trabalho e sua saúde física. É o ponto de “limpeza” da sua vida, onde você precisa liberar todas as toxinas que contaminam a sua psique. Na casa seis está simbolizado o seu trabalho cotidiano, aquele que, com suor, você precisa realizar para limpar-se. Os planetas que estiverem na casa 6 mostram quais são os modelos emocionais envolvidos neste setor da sua vida; já o signo fala dos conceitos nos quais esta área se abastece.

Sétima Casa

 Signo: Libra

 A sétima casa se refere a parceiros conjugais e negócios. Representa o divórcio, ou acordos comerciais. Como essa casa está em oposição ao Ascendente, revela também os traços mais marcantes da sua personalidade.

Este é o espaço onde a Astrologia analisa o “outro” em sua vida. O que você espera das outras pessoas, o que existe nelas que falta em você: O que os outros trazem para complementar a sua personalidade? É esta a área onde estão simbolizados os

Casamentos, tanto os afetivos quanto os profissionais. Os planetas que estiverem na casa 7 mostram quais são as expectativas projetadas neste setor da sua vida e o que você precisa que o “outro” lhe ensine; já o signo fala dos conceitos nos quais esta área se abastece.

Oitava Casa

 Signo: Escorpião

 Revela sua diplomacia , o apoio que você pode precisar de outras pessoas e também seus inimigos declarados. Essa é a casa dos mistérios, do poder e do sexo.

A casa oito é a mais misteriosa do mapa, pois é nela que estão todas as coisas mais escondidas da sua personalidade, esperando por serem reveladas. É o “casulo” onde você precisa Transformar, depositar suas “lagartas”, a fim de que se transformem em borboletas. Todas as perdas e heranças da sua vida também estão simbolizadas aqui. Os planetas que estiverem na casa 8 mostram quais são os atributos e características envolvidos neste setor; já o signo fala dos conceitos nos quais esta área se abastece.

Nona Casa

 Signo: Sagitário

 Essa casa revela os estudos superiores, religiões, aprendizado de novas línguas e viagens longas ao estrangeiro. Representa seus sonhos e aspirações.

Aqui, a Astrologia analisa qual é a sua Filosofia de vida e do que você precisa para lançar-se em viagens mais elevadas, em termos de conhecimento e sabedoria. Esta casa está muito ligada ao ato de “romper fronteiras”, ir mais longe. É onde estão simbolizadas a sua Religião, as longas viagens e os cursos superiores. Os planetas que estiverem na casa 9 mostram quais são os anseios intelectuais envolvidos neste setor; já o signo fala dos conceitos nos quais esta área se abastece.

Décima Casa

Signo: Capricórnio

 Representa sua reputação e sua posição dentro da sociedade, o status. Mostra sua disciplina, seu senso crítico e transações financeiras. Revela sua capacidade lógica.

Este é o ponto máximo de um mapa, que começa com a linha do Meio do Céu: é o setor da Realização, da Profissão, daquilo que uma pessoa faz de melhor. Nele, estão simbolizados com quais elementos uma pessoa vai trabalhar para atender ao seu “chamado”, que é a sua vocação. Os planetas que estiverem na casa 10 mostram quais são os projetos de vida envolvidos na profissão de uma pessoa; já o signo fala dos conceitos nos quais esta área se abastece.

Décima Primeira Casa

 Signo: Aquário

 Representa sua capacidade de ter amigos e seus relacionamentos não-emocionais.

Demonstra as situações em que você não tem muito controle. Mostra sua capacidade em impor suas próprias idéias.

Este é o seu ponto de Libertação no mapa astrológico. É aqui que acontecem as possibilidades de livrar-se de todos os condicionamentos e soltar os seus Potenciais, em prol de ideais e projetos que favoreçam não só a você, mas a toda humanidade. Os planetas que estiverem na casa 11 mostram quais são as aspirações envolvidas neste setor da sua vida; já o signo fala dos conceitos nos quais esta área se abastece.

Décima Segunda Casa

Signo: Peixes

Representa a procura por uma identidade espiritual e suas fraquezas. Revela suas tristezas e obstáculos que irá enfrentar. Representa o subconsciente e o carma. Essa casa geralmente é chamada de lata de lixo do zodíaco, pois guarda tudo o que ainda está oculto na sua personalidade.

Todos têm um “trabalho sagrado” a fazer durante a vida. Este é o setor do seu mapa que analisa o Sacrifício (ofício sagrado) pelos outros, aquilo que você precisa Doar, sem olhar a quem e nem esperar nada em troca. Na casa 12 também está simbolizada a sua saúde emocional, já que quando nos negamos a doar este dom que possuímos, acabamos por ficar deprimidos e vazios. Os planetas que estiverem na casa 12 mostram quais são os pontos sensíveis envolvidos neste setor da sua vida; já o signo fala dos conceitos nos quais esta área se abastece.

Elementos

Os Quatro Elementos

 Os elementos representam a natureza e o temperamento de um signo. Eles nos ajudam a definir a complexidade da personalidade de uma pessoa, quando combinados com o Mapa Astrológico. Por exemplo, se são muitos os signos de Fogo presentes em um Mapa Astrológico a pessoa desenvolverá características mais ligadas a esse elemento, assim como a falta de, por exemplo, Terra, provocará a falta de certas qualidades e defeitos que esse elemento traz. Cada signo possui um elemento correspondente, são eles:

Fogo (físico): Áries, Leão e Sagitário.

Terra (prático): Touro, Virgem e Capricórnio.

Ar (intelecto): Gêmeos, Libra e Aquário.

Água (emoção): Câncer, Escorpião e Peixes.

 Os quatro elementos (Terra, Ar, Água e Fogo) são divididos em dois grupos. O Fogo e o Ar são considerados ativos e a Água e a Terra são passivos. Essa divisão se assemelha aos dois grupos da filosofia chinesa: yin representa Água e Terra e yang o Fogo e o Ar.

Os signos da Água e da Terra são mais introspectivos, cautelosos e ponderados. Já os signos do Fogo e do Ar não têm tantas reservas e se expressa socialmente com menor precaução.

Os elementos também foram divididos nas qualidades quente, seco, úmido e frio, a incorporação de uma teoria grega muito antiga, que posteriormente deu origem aos quatro temperamentos da medicina antiga: colérico (quente e seco), sanguíneo (quente e úmido), melancólico (frio e seco) e fleumático (frio e úmido).

Quente e Frio dizem respeito à quantidade de energia: alta ou baixa, respectivamente. Seco e Úmido falam da capacidade, talento ou interesse maior ou menor em criar ou desfazer conexões.

 Fogo

 Quente e Seco

 O Elemento Fogo é associado aos signos de Áries, Leão e Sagitário, além de reger a primeira, quinta e nona casas. Aqueles que nascem sob um signo de elemento Fogo são muito criativos e animados. Às vezes se empolgam um pouquinho demais e as coisas fogem ao seu controle, mas isso faz parte de sua natureza auto-suficiente e confiante.

É também compreensível que um signo de Fogo seja ardente quando o assunto é amor. Eles são os signos mais sexy do zodíaco, sabendo exatamente como conquistar suas “presas” e não poupam esforços para tal.

Finalmente, estas pessoas são fortes, criativas e divertidas, e são uma inspiração aos seus amigos e familiares. Mas não os provoque nem irrite, quando eles se zangam, é pra valer. Além disso, podem ser bastante “mandões” e autoritários quando querem ou precisam e chegam a forçar seu caminho e escolhas aos outros que o cercam.

Energia alta, rápida e grande talento para desfazer conexões. Não há quem não saiba o quanto o Fogo é de extrema necessidade para o homem. Aquece seu alimento, sua casa e oferece conforto. Porém é também um elemento perigoso se estiver fora do nosso controle, podendo causar danos irreparáveis. Em outras palavras, o elemento Fogo na Astrologia representa a força do espírito. É o desejo da vida, a vontade de ser. Para os signos de Áries, Leão e Sagitário isto significa pressa, impaciência, ação individual, esperança, confiança em si próprio, paixões, desejo de vencer e honestidade. Os signos de Ar abanam as chamas do Fogo, fornecendo-lhes novas idéias, o que torna esses dois elementos compatíveis.

Terra

 Frio e Seco

 Touro, Virgem e Capricórnio são signos do elemento Terra, que também rege a segunda, sexta e décima casas. Estas pessoas têm os pés no chão, são pouco sonhadoras e preferem a segurança ao incerto. Elas são práticas e um pouco dependentes emocionalmente.

Os signos de Terra gostam do conforto, material e emocional. Conforto, para eles, significa também a segurança de um emprego estável, um relacionamento fixo e uma casa com todas as prestações quitadas. Quando sua vida estiver nesses termos ele se sentirá feliz. O único “porém” é o de estas pessoas acabarem por se importar demais com o material e se tornarem gananciosas e avarentas.

O Elemento Terra confere um senso de responsabilidade e confiança àqueles regidos por ele. Eles são incapazes de deixar um amigo na mão e você sempre poderá contar com eles se estiver em apuros. São também um pouco conservadores e usam sua lógica e inteligência aguçadas para defender suas opiniões e objetivos.

Energia concentrada, lenta e grande talento para desfazer conexões. São signos providos de muita paciência e autodisciplina, capazes de alcançar seus ideais com muita persistência. Esses signos tendem a confiar mais no raciocínio prático do que nas inspirações. Os signos deste elemento podem ser bastante cautelosos e convencionais, fazendo-os duvidar das pessoas com mente ágil. Suas principais características são: aplicação, concentração mental, esforço e espírito conservador. Acima de tudo, esses signos devem se preocupar mais em observar o mundo invisível, o mundo que não possui a forma concreta da Terra.

Ar

 Quente e Úmido

 O elemento Ar se associa aos signos de Gêmeos, Libra e Aquário e rege a terceira, sétima e décima primeira casas. As pessoas nascidas sob esses signos são espertas e pensam rápido, lidando com o abstrato e o incerto muito bem. Se você estiver com alguma dúvida ou dilema, são eles quem você deve procurar, já que adoram analisar, ponderar e chegar a resultados. São ótimos amigos e sabem se colocar no lugar dos outros tendo, assim, uma perspectiva e uma visão de mundo adaptáveis e misericordiosas.

Signos do Ar são muito comunicativos e curiosos, apreciam a companhia das pessoas e o conhecimento e informações que elas trazem. O mundo, para esses signos, é um lugar maravilhoso e cheio de coisas novas a serem descobertas.

Mas não se iluda com a aparente calma destas pessoas. Eles podem ser leves como uma brisa ou violentos e intempestivos como um tornado, depende de como você lida com eles. Eles podem ser muito tranqüilos, mas uma vez ofendidos ou contrariados, seu equilíbrio se quebra e eles partem para o ataque.

Energia alta, rápida e grande talento para estabelecer conexões. Todos os seres terrestres estão conectados, pois todos respiramos o mesmo ar. Isso faz com que esse elemento se torne coletivo. Pessoas com o signo de Gêmeos, Libra e Aquário compõem o elemento da mente, geralmente se adaptam com facilidade e são muito curiosos. Enquanto os signos de Fogo desejam algo, os de Ar idealizam as coisas imateriais. Possui uma maneira impulsiva de agir, sentimentos artísticos, preferência pelas mudanças objetivas e tendem à distração. Esse indivíduo pode caminhar na neblina, sem saber como aplicar suas energias, ou pode ter sua mente tão clara como o ar antártico.

Água

 Frio e Úmido

 Os signos de Câncer, Escorpião e Peixes são associados ao elemento Água, que rege a quarta, oitava e décima segunda casas. Estas pessoas são muito intuitivas, sensíveis e “sentem” mais do que os outros. Elas se baseiam em seus sentimentos para decidir suas ações e fazer projetos e não prestam tanta atenção à razão ou à lógica.

Este elemento também traz muita compaixão e facilidade para entender os sentimentos daqueles que o cercam. Isso faz com que os regidos por ele sempre tenham muitos amigos e admiradores que o procuram para desabafar e em busca de ajuda.

Os signos de Água têm grande aptidão artística, encontrando em manifestações culturais um canal para expressar suas opiniões e sonhos. Mas é o fato de ajudar aos outros, com sua visão quase psíquica das situações, que os leva a seguir em frente e lhes dá uma sensação de felicidade e preenchimento. Estes nativos só precisam estar atentos para suas constantes mudanças de humor, que podem acabar por afetar seus relacionamentos.

Energia concentrada, lenta e grande talento para estabelecer conexões. Assim como a Terra, o corpo humano é composto de 70% de Água, o que nos leva a crer na importância vital deste elemento. Também é conhecida como solvente universal, ou seja, é capaz de dissolver mais substâncias que qualquer outro líquido conhecido por nós. Na Astrologia, a Água pode ser simbolizada pela alma ou a emoção. Câncer, Escorpião e Peixes levam consigo as características deste elemento, o que significa sua sensibilidade e vulnerabilidade tão marcantes. Por isso, se não controlam suas reações emocionais acabam passando por freqüentes instabilidades interiores.

Polaridades

 Os signos também podem ser divididos em positivos (masculinos) e negativos (femininos), e representam a maneira como você age para ver seus projetos e desejos realizados.

Os signos positivos são os pertencentes aos elementos de Fogo e Ar: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário. Eles correspondem à primeira, terceira, quinta, sétima, nona e décima primeira casas. Esses nativos estão sempre à frente, têm a iniciativa de agir ao invés de ficarem sentados, esperando que as coisas venham até eles. Eles possuem uma agressividade positiva, ou seja, estão sempre prontos para ir à luta e brigar pelo que querem e acreditam. Dependendo da posição desses signos positivos no Mapa Astrológico, as casas que representam as áreas de sua vida serão influenciadas por essa polaridade.

Já Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes são signos negativos e as casas correspondentes são a segunda, quarta, sexta, oitava, décima e décima segunda. Esses signos indicam passividade e uma maneira acomodada de tratar determinados assuntos. Eles preferem esperar que as coisas aconteçam e se resolvam sozinhas antes de terem que tomar alguma atitude. A reação a algum acontecimento só acontece quando esse está realmente os afetando. A posição desses signos no Mapa Astrológico mostrará quais são as áreas de sua vida em que você parece não ter força ou desejo suficiente para agir.

Qualidades

 As três qualidades da Astrologia servem, assim como os elementos, para definir a natureza dos signos e o modo como encaram projetos e objetivos. São elas:

Cardinal (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio),

Fixo (Touro, Leão, Escorpião e Aquário),

Mutável (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes).

Os signos que estão distantes 90º ou opostos a 180º (também conhecidos como signos em polaridade), têm a mesma qualidade. Essa qualidade descreve a atitude que uma pessoa tem em relação à vida e a maneira com que lidam com seus projetos. Os signos com a mesma qualidade geralmente não se dão muito bem, apesar de suas semelhanças. Porém, aqueles em polaridade (180º) se complementam e, embora algumas diferenças possam surgir, a maior parte do tempo corre bem e relações sólidas nascem dessas uniões.

Cardinal

 Os signos cardinais são Áries, Câncer, Libra e Capricórnio, e as casas cardinais são a primeira, a quarta, a sétima e a décima e, se o Mapa Astrológico mostra uma maioria de planetas nessas casas, a energia será predominantemente Cardinal. Os signos cardinais refletem os começos e pessoas que são “iniciadoras”. Esses nativos são ótimos em começar projetos, planos, etc., mas a conclusão desses não é freqüente. Eles são pessoas ativas, rápidas e muito ambiciosas, mas às vezes mudam de idéia ou de direção e seus planos acabam ficando na gaveta.

Outra característica é a esperteza e o desejo de vencer. Devem também tomar cuidado para que isso não se torne seu único objetivo, se esquecendo das outras pessoas que o cercam.

Fixo

 Os signos fixos são Touro, Leão, Escorpião e Aquário e as casas são a segunda, a quinta, a oitava e a décima primeira. Esses signos são os mais estáveis e persistentes do zodíaco e se o Mapa Astrológico possui a maioria de planetas nessas casas a energia será majoritariamente Fixa.

Esses signos são caracterizados pela persistência e determinação. E enquanto as pessoas de signos cardinais iniciam, as de signos fixos acreditam e levam adiante. Quando trabalham em equipe, as pessoas de signos fixos são as que mantém um projeto em andamento e conseguem visualizar seu final e seus resultados. Essa visão pode fazer delas pessoas um pouco teimosas e inflexíveis.

Além disso, autoconfiança é uma marca registrada desses nativos. São também muito confiáveis e nunca se esquecem de quem um dia os ajudou. Preste atenção, porém, ao seu jeito um pouco inflexível e “eu sei de tudo” de lidar com situações. Na maioria das vezes, ou as coisas são como eles querem, ou não são de jeito nenhum.

Mutável

 Os signos mutáveis são Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes e as casas mutáveis são a terceira, a sexta, a nona e a décima segunda. As principais características desses nativos são as que se relacionam à mutação, à adaptação e ao acordo. São flexíveis e mudam de atitude ou opinião se assim for necessário.

Estas pessoas são mutáveis e versáteis e não vêem nenhuma dificuldade nas mudanças, são os camaleões do zodíaco. Aqueles que têm influencia da mutabilidade em seus Mapa Astrológicos adoram aprender, saber e são justos e diplomáticos. Isso talvez devido à capacidade de enxergar os problemas e suas soluções rapidamente.

Deve-se tomar cuidado, porém, para não confundir a adaptação com a apatia. Essas pessoas podem cair em um redemoinho ao tentar sempre agradar àqueles que o cercam, mas são, sem dúvida, amigos com quem se pode contar.

Aspectos

 Os Aspectos astrológicos

Tecnicamente os aspectos são determinados pela distância em graus entre dois planetas, que representam os planos emocionais da alma. Os aspectos são as possibilidades de se encarar as questões emocionais por outra perspectiva. Simbolicamente, eles representam como você irá agir em uma determinada situação e o grau de dificuldade ou facilidade com que enfrentará os desafios que a vida lhe impuser. De uma maneira geral eles detalham um Mapa Astrológico a ponto de mostrar as nossas limitações com a grande vantagem de nos indicar as possibilidades de superarmos aquilo que nos limita.

Os aspectos servem como estimulantes e, como tal, permitem que se vejam outras combinações e saídas difíceis de serem percebidas quando se vive uma situação de desorientação, tão comum no mundo moderno. Essa é a grande promessa: que sempre existe uma saída, uma possibilidade de se chegar ao equilíbrio.

 Conjunção – 0º

 É o aspecto mais poderoso, indica dois planetas no mesmo grau e signo. Ele indica uma força criativa de expressão da dinâmica planetária e as pessoas com esse aspecto são otimistas e têm uma grande energia para fazer seus projetos darem certo, não importa quantos obstáculos surjam pelo caminho. Também indica a rejeição por qualquer tipo de crítica e que, geralmente, a pessoa é bastante teimosa.

A Conjunção é uma conjugação de forças entre dois planos da alma, um “unidos venceremos” que nos habilita a lançar mão de algumas capacidades que se somam para nos ajudar a vencer. É um aspecto de muita estimulação, que vai exigir uma ação. Por exemplo, se uma pessoa tem Marte em Conjunção com Saturno, ela terá uma força estruturadora ou uma capacidade de batalhar disciplinadamente por aquilo que quer. Se isso se apresenta na Casa II, esta pessoa apoiasse na própria força de vontade, direcionada com rigor e seriedade, para estabelecer seus valores, seus ganhos e sentir-se segura. Será uma pessoa com a iniciativa para conquistar seus objetivos (Marte), mas agirá sempre com cautela e com senso de responsabilidade (Saturno).

Distância angular entre os planetas para que haja uma conjunção: de 0º a 5º.

Oposição – 180º

 Esse aspecto representa polaridades e diferenças entre dois planetas. Eles podem ser de qualidades ou elementos opostos, mas ainda assim complementares. Como o próprio nome já diz, esse aspecto indica oposição de forças. O desafio, portanto, é a pessoa reconhecer o conflito e trabalhar para resolvê-lo ou pelo menos minimizá-lo. Por isso devemos encarar esse aspecto como um sinalizador das mudanças e aprendizado pelo qual teremos que passar.

Uma separação de 180º deve nos levar a uma união de opostos, pois tudo aquilo que está separado existe para que possamos compreender que, originalmente, as coisas são unidas. O mundo é fragmentado, dividido, mas esta divisão é só aparente para que, por contraste, possamos nos emprenhar em juntar essas coisas dentro de nós. Marte, em oposição a Saturno em um Mapa do Céu, por exemplo, pode se apresentar com uma vontade limitada, em que a pessoa sente-se tolhida (Saturno) em sua iniciativa de lutar e estabelecer o seu espaço (Marte). Já uma oposição entre a Lua e Plutão pode acarretar um certo desânimo (Lua) provocado pelo medo (Plutão), mas esta situação deve ser superada pelo aprofundamento e regeneração das emoções.

Distância angular entre os planetas para que haja uma oposição: de 175º a 185º.

Trígono – 120º

 O Trígono é um aspecto positivo, tem as naturezas de Sol e Júpiter e as qualidades de Leão e Sagitário. Apesar de benigno, devemos analisá-lo com seriedade e realismo, já que o trígono não consegue compensar outros aspectos muito negativos, só suavizá-los. Mas, em geral, o trígono é um bom aspecto e integra as qualidades dos planetas envolvidos.

O Trígono (120º) é conhecido como um aspecto nobre; é a relação entre dois planetas que se sintetizam, um refinando o outro. É um aspecto ativo e vigoroso, já que provoca um engrandecimento dos planos emocionais envolvidos, sendo também um aspecto de entusiasmo e vitalidade, pois proporciona fortalecimento. Netuno em trígono com Mercúrio, por exemplo, proporciona uma tranqüilidade (Netuno) que refina o raciocínio (Mercúrio), uma serenidade que inspira a compreensão daquilo que nem sempre é possível expressar através de palavras, fortalecendo e vivificando a fé.

Distância angular entre os planetas para que haja um trígono: de 113º a 127º.

Quadratura – 90º

 Esse é o aspecto que reflete a ação e a reação. Os planetas envolvidos em uma quadratura estão quase sempre em signos que são naturalmente incompatíveis, o que pode causar muitos conflitos se a pessoa não souber ceder. Esse aspecto mostra como essas diferenças podem ser usadas de uma maneira construtiva e que, depois de superadas, ajudam a construir a personalidade e caráter do nativo.

A quadratura, uma angulação de 90º, representa o obstáculo vivo por excelência, são dois planos da psique que nos testam e ao mesmo tempo nos apuram. Ela é o aspecto que nos leva para as provas mais difíceis e provocam crises que, sem dúvida, nos levam ao crescimento. Uma pessoa que tem Mercúrio em quadratura com Netuno, por exemplo, vai enfrentar situações em que a sua forma de falar abala a serenidade e bloqueia a intuição, mas é esta crise que fará com que a inspiração apure o entendimento das questões mais elevadas. A quadratura, portanto, nos impulsiona através das crises, o que demonstra que nem sempre um aspecto “vermelho” deve ser visto como negativo, afinal, aspectos desarmônicos podem causar contratempos, mas não necessariamente o fracasso.

Distância angular entre os planetas para que haja uma quadratura: de 85º a 95º.

Sêxtil – 60º

 O Sêxtil reflete a dinâmica de planetas separados por 60º e suas influências em um Mapa Astrológico aparecem, principalmente, no mundo intelectual do indivíduo. Mostra como uma pessoa pensa e o que a interessa. O Sêxtil tem ainda muitas qualidades relacionadas aos signos de Gêmeos e Aquário e as principais são a facilidade de comunicação, a capacidade de compreender assuntos complexos, a inteligência e a criatividade.

Esse aspecto (60º) é mais ideal, metal e envolve planos que expandem-se, afinam-se, que criam possibilidades. Mercúrio em Sêxtil com Netuno, por exemplo, nos apresenta uma afinidade entre expressão e fé; através da intuição netuniana o pensamento mercuriano pode tornar-se mais sutil e mais abrangente. Já Saturno em Sêxtil com Vênus faz com que uma pessoa seja disciplinada e rigorosa, mas sem deixar de lado a sensibilidade e a noção do que é belo e agradável.

Distância angular entre os planetas para que haja um Sêxtil: de 55º a 65º.

Artigos Astrológicos

Analisando os Símbolos Astrológicos

Manual de Interpretacion de la Carta Natal – Stephen Arroyo