William Lilly e a Astrologia Cristã II

William Lilly

Do planeta Vênus e dos seus vários significados e natureza.

Ao Sol sucede Vênus, que é por vezes chamada Cytherea, Aphrodite, Phosphoros, Vesperus, Ericina.

Cor – Ela tem uma cor brilhante e é muito conhecida entre o povo pelo nome de estrela da tarde ou Vesperus;e isso é quando ela aparece depois do Sol se pôr; as pessoas do povo chamam-lhe a estrela da manhã, e os eruditos Lúcifer, quando ela se vê muito antes do nascer do Sol;

Movimento – O seu movimento médio é 59′ 8″; o seu movimento diurno é por vezes 62′ por dia, 64, 65, 66 ou 70, 74, 76 minutos; mas nunca excede os 82 minutos;

Latitude – A sua maior latitude Norte ou Sul é de nove graus e dois minutos; em Fevereiro de 1643 ela tinha oito graus e 36 min. de latitude Norte.

Domicílios – Tem Touro e Libra como domicílio, está exaltada a 27º Peixes, sofre detrimento em Áries e Escorpião e tem a sua queda a 27º de Virgem.

Triplicidade – Governa a triplicidade da terra durante o dia, Touro, Virgem e Capricórnio; está estacionária dois dias antes da retrogradação, e outros tantos antes da direção, e normalmente fica retrógrada durante 42 dias.

Natureza – É um planeta feminino, temperadamente frio e úmido, noturno, a fortuna menor, autora do riso e da alegria; dos elementos, o ar e a água são venusianos; dos humores, a fleuma com sangue, com o espírito e semente genital.

Modos e qualidade quando bem posicionado – Significa um homem tranqüilo, não sendo dado a zangas ou a altercações na justiça, nem malvado, agradável, limpo e arrumado, apreciando a alegria nas suas palavras e atos, limpo nas suas roupas, bebendo mais do que sendo glutão, dado à luxúria, freqüentemente envolvido em questões amorosas, ardente nos seus afetos, musical, deleitando-se nos banhos e em todas as reuniões de festa e divertimento honrado, ou com peças de teatro ou máscaras, facilmente crédulo, e nada dado ao esforço ou a ter trabalhos, dado ao convívio, alegre, nada desconfiado, um homem ou mulher verdadeiramente virtuoso, freqüentemente invejado mas não dando razões para tal.

Quando mal posicionado – Então é extravagante, dispendioso, totalmente dado à licenciosidade e à companhia de mulheres lascivas, não querendo saber da sua reputação, cobiçando camas ilegais, incestuoso, um adúltero, fanático, um mero superficial, sem fé, nem reputação ou crédito, gastando as suas posses em cervejarias, tabernas e entre gente escandalosa e perdida; um mero preguiçoso, sem se importar com as coisas desta vida, ou com qualquer coisa religiosa; um mero ateu e um selvagem.

Corpo físico – Um homem de estatura razoável, mas não alto, sendo a sua tez branca, tendendo um pouco para o escuro, o que o torna ainda mais belo; olhos muito belos e um pouco escuros; um rosto redondo e não grande, cabelo claro, suave, e abundante, sendo geralmente de cor castanha clara, uma linda boca e lábios rosados, o rosto bastante carnudo, olhos vivos, um corpo muito belo, encantador e extremamente bem feito, uma pessoa apreciadora de adereços e de se apresentar bem tanto nas roupas como no corpo, uma covinha nas bochechas, um olhar firme e cheio de seduções amorosas.

Oriental – Quando está oriental, o corpo inclina-se para o alto, ou há uma espécie de verticalidade na postura da pessoa, não é corpulenta nem alta, mas bem constituída. Diz-se que é uma pessoa verdadeiramente venusiana, quando o homem ou a mulher é bonito, harmonioso e elegante.

 Ocidental – Quando está ocidental, o homem tem uma estatura mais baixa, sendo contudo muito agradável e atraente no aspecto e nas proporções, e bastante apreciado por todos.

Qualidades dos homens e profissões – Músicos, jogadores, comerciantes de seda, de tecidos, de linhos, pintores, joalheiros, atores, lapidários, bordadores, modistas, esposas, mães, virgens, membros do coro, violinistas, gaiteiros, quando ligado à Lua cantores de baladas, perfumistas, costureiras, pintores de quadros, gravadores, estofadores, retratistas, luveiros, todos aqueles que vendem aquelas mercadorias que adornam as mulheres, tanto no corpo (como roupas) como no rosto (como loções para a pele).

Doenças – As doenças por ela significadas são principalmente as da matriz e dos órgãos genitais; nos rins, barriga, costas, umbigo e naquelas partes; a gonorréia ou Corrimento dos rins, sífilis francesa ou espanhola; qualquer doença resultante de excesso de luxúria. Priapismo, impotência, hérnias, etc. Diabetes ou doença urinária.

Sabores e Cores – Nas cores ela significa o branco, ou cor do céu leitoso misturado com castanho, ou um pouco de verde. Nos sabores, gosta daquilo que é agradável e saboroso; geralmente com o úmido e doce, ou com o que é muito delicioso; nos cheiros, aquilo que é untuoso e aromático, e que inclina à luxúria.

Ervas e Plantas – Mirto sempre verde; todas as ervas que ela governa têm um sabor doce, um odor agradável, uma flor branca; aquelas de humor suave, cujas folhas são macias sem as bordas em serrilha. Ela governa o lírio branco e amarelo, e o lírio do campo e da água. Arum maculatum,avenca, violeta, narciso branco e amarelo.

Árvores – Macieiras doces, roseiras brancas, a figueira, o plátano branco, o freixo selvagem, terebinto, oliveira, laranjeiras doces, artemísia, pé-de-leão, bálsamo, verbena, nozes, amêndoas, milho miúdo, valeriana, tomilho, âmbar, láudano, almíscar, coentros, pêssegos, alperces, ameixas, passas.

Animais – O veado, a pantera, gado pequeno, o coelho, o vitelo, a cabra.

Aves – Pomba, alvéola, pardal, galinha, rouxinol, tordo, pelicano, codorniz, ficedula, um pequeno pássaro que se alimenta de uvas, carriça, águia, cisne, andorinha, gralha.

Peixes – O golfinho.

Lugares – Jardins, fontes, quartos de noivas, acomodações belas, camas, cortinas, escolas de dança, guarda-roupas.

Metais e Minerais – Cobre, especialmente coríntio e branco; latão, todos os objetos de metal amarelo.

Pedras – Lacre, a safira cor do céu, coral branco e vermelho, alabastro, lápis-lazúli porque expele a melancolia, berilo, crisólita.

Vento e Tempo – Governa o vento Sul, por ser quente e úmido; na composição do ar, rege Etesiae;no Verão anuncia serenidade ou tempo limpo; no Inverno, chuva ou neve.

Orbe – A sua orbe é de 7ºantes e depois de qualquer aspecto seu.

 Anos – Os seus anos máximos são 151, os seus maiores 82, os seus médios 45 e os mínimos 8. No ser humano, ela governa a juventude, dos 14 aos 28.

Países – Arábia, Áustria, Campânia, Vienna, Polônia, Turing, Parthia, Media, Chipre.

Clima – Governa o sexto clima.

Anjo – O seu Anjo é Anael.

 Dia da semana – O seu dia da semana é Sexta-feira, do qual ela rege a primeira e a oitava horas; e na gestação o quinto mês.

 Os seus amigos são todos os planetas, exceto Saturno.

 Do Mercúrio, o seu significado, natureza e propriedades.

É chamado Hermes, Stilbon, Cyllenius, Archas.Mercúrio é o menor de todos os planetas, não se distanciando nunca do Sol mais do que 27º; por esta razão é raramente visível à nossa vista.

Cor – é de cor prateada escura; o seu movimento é de 59 min. e 8 segundos; mas é por vezes tão rápido que anda um grau e 40 min. num dia, nunca acima disso; de forma que não deve ser de espantar vê-lo andar por vezes 66, 68, 70, 80, 86 ou 100 minutos num dia; está estacionário um dia e retrógrado 24 dias.

 Latitude – A sua maior latitude Sul é de 3º 35′. A sua maior latitude Norte é 3º33′.

Domicílio – Tem em Gêmeos e Virgem os seus domicílios e está exaltado a 15º de Virgem; sofre detrimento em Sagitário e Peixes, sendo a sua queda em Peixes.

 Triplicidade – Rege a triplicidade do ar durante a noite, Gêmeos, Libra e Aquário.

Natureza – Não lhe podemos chamar masculino nem feminino, pois ele é um ou outro conforme está ligado a qualquer outro planeta; pois se estiver em conjunção com um planeta masculino, toma-se masculino; se estiver com um feminino, torna-se feminino, mas de sua própria natureza é frio e seco, e portanto melancólico; com os bons é bom, com os planetas nefastos é mau;

Elementos – Nos elementos, a água; entre os humores, os mistos, sendo regente do espírito animal; é o autor da sutileza, dos truques, das artimanhas, do perjúrio, etc.

Modos quando bem posicionado – Estando bem dignificado, representa um ser humano de cérebro, intelecto e cogitação sutil e sagaz; um excelente argumentador ou lógico, argumentando com erudição e discernimento, e usando de grande eloqüência no seu discurso, ou um pesquisador em todos os tipos de mistérios e de conhecimento, agudo e perspicaz, aprendendo quase todas as coisas sem professor; ambicionando a excelência em todas as ciências e desejando naturalmente viajar e ver lugares estrangeiros, um ser humano de imaginação infatigável, curioso na procura de qualquer conhecimento oculto, capaz pelo seu próprio gênio de produzir maravilhas; dado à adivinhação e ao conhecimento mais secreto, se se tornar mercador, nenhum homem o suplanta no campo do comércio, ou na invenção de novas formas pelas quais obter riqueza.

Modos quando mal posicionado ou dignificado – Uma mente problemática, uma espécie de homem frenético, a sua língua e pena contra todos os homens, exclusivamente dedicado a perder o seu tempo e dinheiro na conversa e em chegar a conclusões sem nenhuma utilidade; um grande mentiroso, gabarola, falador, coscuvilheiro, falso, contador de histórias, dado a artes do mal, como a necromancia e outros conhecimentos malignos que tais; crédulo, um asno ou um perfeito idiota, inconstante no lugar em que está e na opinião que defende, aldrabando e roubando em todo o lado; um mexeriqueiro, fingindo todo o tipo de conhecimentos, mas não tendo qualquer estudo verdadeiro ou sólido; um superficial, um tipo meramente frenético; se for um adivinho, então será apenas um tipo verbal, frívolo, sem discernimento, facilmente pervertido, não sendo constante em nada a não ser nas palavras vãs e na gabarolice.

Corpo físico – Vulgarmente denota alguém de estatura alta e corpo direito, magro e frugal, uma testa alta e um rosto um pouco estreito e longo, nariz comprido, belos olhos, nem pretos nem cinzentos, lábios e nariz finos; pouco pelo no queixo, mas muito na cabeça, sendo este um castanho escuro tendendo para o preto; braços, dedos e mãos compridos; a sua tez é de cor azeitona ou castanha; deve-se observar Mercúrio mais do que os outros planetas, pois tendo qualquer aspecto a um planeta, geralmente participa mais da influência desse planeta do que o faz qualquer outro; se for a Saturno, então é pesado, a Júpiter mais sóbrio, a Marte mais precipitado, ao Sol mais cortês, a Vênus mais brincalhão, à Lua mais evasivo.

Oriental – Quando está oriental, a sua tez é cor de mel, ou bem bronzeada; a estatura do seu corpo não é muito alta, mas bem articulada, olhos pequenos, não muito cabelo; na verdade, de acordo com a altura do corpo, muito bem feito, tendo contudo um defeito na tez, castanha suja, e na língua,só interessada nos seus próprios fins.

Ocidental – Quando está ocidental, um rosto dourado, um corpo magro, membros pequenos e finos, olhos encovados e com brilho rubro ou de fogo, toda a constituição do corpo tendendo para o seco.

Qualidade dos homens e profissões – Geralmente significa todos os homens letrados, filósofos, matemáticos, astrólogos, mercadores, secretários, escrivães, adivinhos, escultores, poetas, oradores, advogados, professores, donos de papelarias, impressores, cambistas, embaixadores dos imperadores, comissários, escriturários, artífices, contabilistas, solicitadores, por vezes ladrões, sacerdotes arengadores, sectários fanáticos e sem cultura, gramáticos, alfaiates, estafetas, mensageiros, criados, usurários.

Doenças – Todas as vertigens, letargias ou tonturas da cabeça, loucura, inconstância ou qualquer doença do cérebro, tuberculose e toda a gaguez e imperfeições da língua; imaginações vãs, todos os defeitos da memória, rouquidão, tosses secas, abundância excessiva da expectoração, todo o catarro do nariz e da cabeça, a gota da mão e do pé, atraso mental, todos os males da mente e da área intelectual.

Cores e Sabores – Cores novas e mescladas, o cinzento misturado com a cor do céu, tal como aparece no pescoço da pomba, cores cambiantes ou consistindo de muitas cores misturadas numa só. Nos sabores, uma mistura de todas as coisas juntas, de forma que não se lhe pode dar um nome exato, mas geralmente despertam os espíritos, são sutis e penetrantes, e de alguma forma insensíveis.

Ervas e Plantas – As ervas atribuídas a Mercúrio são conhecidas pelas variegadas cores das flores, e gostam de lugares arenosos e estéreis, têm as suas sementes em cascas, cheiram pouco ou sutilmente, e têm principal relação com a língua, cérebro, pulmões ou memória; dispersam os gases, confortam os espíritos animais e abrem as obstruções. Feijões, o trevo, a noz e a nogueira, a árvore da avelã e a sua noz, o sabugueiro, ophioglossum vulgatum,serpentária, pulmonaria officinalis, grão de anis, piper cubeba,mangerona, as ervas que são usadas para as adivinhações, tais como a verbena, os juncos; das drogas, o xarope de açúcar, hiera, diambra.

Animais – A hiena, o macaco, a raposa, o esquilo, a doninha, a aranha, o galgo, o hermafrodita por ter os dois sexos, todas as criaturas espertas.

 Pássaros – O pintarroxo, o papagaio, o picanço, a andorinha, a gralha, a carocha, a formiga, o gafanhoto, a abelha, a serpente, a garça.

 Peixes – Peixe garfo, mugem.

Lugares – Lojas de mercadores, mercados, feiras, escolas, salões comunitários, salas de jogos, cortes de tênis.

Minerais – Mercúrio.

 Pedras – Marcassita ou pedra de fogo, achates, topázio, vitríolo, todas as pedras de várias cores.

Ventos e Tempo – Deleita-se com o tempo ventoso, tempestuoso, violento e borrascoso, e desperta o vento representado pelo planeta a quem ele se aplica; por vezes chuva, granizo, raios, trovões e tempestades; em países quentes, tremores de terra, mas isto deve ser corretamente deduzido a partir do signo e da estação do ano.

Orbe – A sua orbe é de sete graus antes e depois de qualquer aspecto.

 Anos – Os seus anos máximos são 450; os maiores 76, os médios 48 e os menores ou mínimos são 20; na gestação governa o sexto mês.

Países – Pertencem-lhe a Grécia, Flandres, Egito, Paris.

 Anjo O seu anjo é chamado Rafael.

 Dia da semana – Governa a quarta-feira, a sua primeira hora e a oitava. Os seus amigos são Júpiter, Vênus e Saturno, os seus inimigos são todos os outros planetas.

 Da Lua, suas propriedades e significados.

Verificamos que a Lua é chamada pelos antigos de Lucina, Cynthia, Diana, Phoebe, Latona, Noctiluca, Prosérpina;ela é o planeta mais próximo da terra; a sua cor no elemento é vulgarmente conhecida;

Movimento – completa o seu percurso através dos doze signos em 27 dias, 7 horas e 43 minutos, ou perto disso; o seu movimento médio é 13 graus, 10 min. e 36 segundos, mas ela anda por vezes menos e outras vezes mais, nunca excedendo os 15 graus e 2 min. no espaço de 24 horas.

 Latitude – A sua maior latitude Norte é 5 graus e 17 min., aproximadamente. A sua maior latitude Sul é de 5 graus e 12 min. Nunca está retrógrada mas sempre direta; quando está lenta de movimento e anda em 24 horas menos do que 13 graus e 10 min., considera-se equivalente a um planeta retrógrado.

 Domicílio – Tem o seu domicílio no signo de Câncer e no de Capricórnio o seu detrimento; está exaltada a 3º de Touro e sofre a sua queda a 3º de Escorpião; governa a triplicidade da terra durante a noite, Touro, Virgem e Capricórnio.

 Triplicidade – Ao Sol e a ela não são atribuídos termos.

Natureza – É um planeta feminino, noturno, frio, úmido e fleumático.

Modos ou atos quando bem colocada ou dignificada – Significa alguém de modos tranqüilos, uma criatura suave, terna, amante de todas as ciências honradas e engenhosas, pesquisando novidades e deleitando-se com elas, naturalmente propensa a mudanças de casa, inconstante, só querendo saber do momento presente, medrosa, pródiga e facilmente assustada, contudo amando a paz e a vida livre de preocupações; se for um artífice, a pessoa aprende muitos misteres e freqüentemente ocupar-se-á de vários tipos de ofício.

Quando mal colocada – Um mero vagabundo, uma pessoa ociosa, detestando o trabalho, um bêbado, um tonto, alguém sem talento nem projetos, gostando de viver como pedinte e de forma descuidada, alguém que nunca está satisfeito com nenhuma condição de vida, boa ou má.

Corpo físico – Geralmente apresenta um homem de estatura razoável, de cor branca, o rosto redondo, olhos cinzentos e um pouco baixos; muito cabelo, tanto na cabeça como na cara e noutras partes; geralmente um olho um pouco maior do que o outro; mãos curtas e carnudas, tendendo todo o corpo para o carnudo, gorducho, corpulento e fleumático; se está impedida pelo Sol, numa natividade ou pergunta, geralmente significa algum defeito no olho ou perto dele; o defeito é perto do olho se ela estiver impedida nas casas sucedentes; na visão, se ela estiver desafortunada nos ângulos, e com estrelas fixas chamadas Nebulosae.

Qualidades dos homens e das mulheres – Significa rainhas, condessas, damas, todo o tipo de mulheres, assim como o povo, viajantes, peregrinos, marinheiros, pescadores, fabricantes de cerveja, vinhateiros, carteiros, cocheiros, caçadores, mensageiros, (alguns dizem os delegados do Papa), moleiros, fabricantes de malte, bêbados, vendedoras de ostras, peixeiras, mulheres-a-dias, tripeiras, e em geral aquelas mulheres que andam com mercadorias nas ruas; assim como parteiras, enfermeiras, carroceiros, aguadeiros, carregadores de água.

Doenças – Apoplexias, paralisia, cólica, dor de barriga, doenças do lado esquerdo, cálculos, a bexiga e os órgãos sexuais, a menstruação e o fígado nas mulheres, hidropisia, fluxos da barriga, todas as doenças frias e reumáticas, estômago frio, a gota dos pulsos e dos pés, ciática, cólica, lombrigas nas crianças e nos adultos, reumas ou danos nos olhos, no esquerdo nos homens e no direito nas mulheres; indigestões, tosses podres, convulsões, epilepsia, escrófula, bexigas e sarampo.

Cores e Sabores – Das cores o branco, ou branco amarelado claro, verde claro, ou um pouco prateado. Dos sabores, os frescos ou sem qualquer sabor, tais como os das ervas antes de estarem maduras, ou aqueles que umedecem o cérebro, etc.

Jean-Honoré Fragonard, Diana and Endymion_about 1753-1755_

Ervas, plantas e árvores – As ervas que estão sujeitas à Lua têm folhas suaves e sumarentas, têm um gosto aguado ou um pouco doce, e gostam de crescer em lugares úmidos, ficando rapidamente maduras e sumarentas; e são a couve, o melão, a cabaça, a cebola, mandrágora, papoila, alface, nabo silvestre, a árvore da lima, cogumelos, endívias, todas as árvores ou ervas que têm grandes folhas redondas, amplas, de boa sombra e que dão pouco fruto.

Animais ou pássaros – Todos os animais que vivem na água, tais como os sapos, a lontra, os caracóis, a doninha, o coelho, todas as aves marinhas, o cuco, os gansos e patos, a coruja.

Peixes – A ostra e a conquilha, todos os crustáceos, o caranguejo e a lagosta, a tartaruga, as enguias.

Lugares Campos, fontanários, banhos, enseadas do mar, estradas e lugares desertos, cidades portuárias, rios, tanques de peixes, piscinas, lugares pantanosos, áreas costeiras, pequenos riachos, fontes, portos para navios ou docas.

Minerais – Prata.

 Pedras – A selenite, todas as pedras suaves, cristais.

Tempo – Com Saturno, ar frio; com Júpiter, sereno; com Marte, ventos e nuvens vermelhas; com o Sol, de acordo com a estação; com Vênus ou Mercúrio, chuvas e ventos.

 Ventos – Em operações herméticas, ela gosta do Norte e, geralmente, quando é o planeta mais forte no esquema, em qualquer lunação, desperta o vento, de acordo com a natureza do planeta ao qual se aplica em seguida.

Orbe – É de 12 graus antes e depois de qualquer aspecto.

 Anos – Os seus anos máximos são 320, os maiores 108, os médios 66, os mínimos 25. Na gestação rege o sétimo mês.

Países – Holanda, Zelândia, Dinamarca, Nurembergue, Flandres.

 Anjo – Gabriel.

 Dia da semana – O seu dia é a segunda-feira, a primeira hora e a oitava depois do nascer do Sol são suas. O seu inimigo é Saturno e também Marte.

 A Cabeça do Dragão – A Cabeça do Dragão é masculina, da natureza de Júpiter e Vênus, e é por si só uma fortuna; contudo, os antigos dizem que estando em conjunção com os bons é boa, e que em conjunção com os planetas nefastos a podem considerar nefasta.

 A Cauda do Dragão – A Cauda do Dragão é feminina por natureza e exatamente o contrário da Cabeça, pois é nefasta quando ligada aos bons planetas e boa quando em conjunção aos planetas malignos. Esta é a opinião constante de todos os antigos, mas não sei em que se baseia; sempre achei o Nó Norte equivalente a qualquer das fortunas e que, quando ligado a planetas nefastos, diminui o seu significado malévolo; quando ligado aos bons aumenta o bem prometido por eles. Quanto à Cauda do Dragão, sempre verifiquei na minha prática que, quando estava ligada aos planetas nefastos, a sua maldade ou o mal indicado por eles duplicava e triplicava, ou ficava extremamente aumentado, e quando acontece estar em configuração com qualquer das fortunas, sendo estas significadoras na pergunta, mesmo que o assunto esteja razoavelmente garantido pelo significador principal, e com probabilidades de chegar à perfeição em pouco tempo, acontecem contudo sempre muitos atritos e perturbações, muita discussão e grande controvérsia, sendo o assunto muitas vezes considerado perdido antes de se poder chegar a uma perfeita conclusão; e a não ser que os principais significadores estejam angulares e bem fortificados em dignidades essenciais, muitas vezes, inesperadamente, o assunto não dá em nada.

Outra breve descrição da aparência e forma dos planetas.

Saturno

Significa alguém de cor escura, de uma palidez de chumbo ou de cor escura e terrosa; é alguém de pele áspera, grossa e muito peluda no corpo, olhos pequenos, muitas vezes a sua tez é entre o negro e o amarelo, ou como se sofresse de icterícia negra ou amarela; é magro, encurvado ou com cara de carocha, uma barba rala, lábios grossos, como os dos mouros; olha para o chão, é lento de movimentos, tem as pernas tortas ou bate com uma perna ou joelho contra a outra; a maioria tem hálito fétido, raramente livre de tosse. Quando está peregrino ou desafortunado – é astuto para os seus próprios fins, seduzindo as pessoas para o seu lado, cheio de vingança e maldade, não se importando com a Igreja ou a religião; é uma má pessoa, um vadio desmazelado, ou uma prostituta; um grande comilão, ou alguém com um grande estômago, um tipo brigão, de grandes ombros, ganancioso mas raramente rico, etc.

Júpiter

Devemos descrever Júpiter e um jupteriano como sendo uma pessoa de estatura agradável, rosto cheio, olhos grandes, uma tez sanguínea, ou com uma mistura de branco e encarnado, um largo espaço entre as sobrancelhas, geralmente a barba é de cor clara ou dourada; algumas vezes também, quando Júpiter está combusto, muito escura ou preta, o seu cabelo grosso, os seus olhos não são negros, os dentes bem implantados, fortes e grandes, mas geralmente existe uma marca de diferença nos dois dentes da frente, ou porque estão separados, ou há algum negrume ou imperfeição neles; o seu cabelo encaracola suavemente (se estiver num signo de fogo). É um homem de boas palavras, religioso, ou pelo menos um bom homem, virtuoso e honrado; uma pessoa bela e um pouco gorda (se Júpiter estiver em signos úmidos), carnuda; se estiver em signos aéreos, grande e forte; em signos de terra, é alguém geralmente bem nascido; mas se for significador de um rústico vulgar, como pode por vezes acontecer, então terá mais humanidade do que a que é geralmente evidenciada por esses homens.

Marte

Um homem marcial tem muitas vezes a cara cheia, com uma cor viva como se estivesse bronzeado, ou como a cor de cabedal curtido, um rosto feroz, os olhos brilhantes ou agudos e penetrantes, e de cor amarela; o seu cabelo, tanto da cabeça como da barba, é encarniçado (mas aqui deve-se variar conforme o signo; em signos de fogo e de ar, onde Marte caia junto a estrelas fixas da sua própria natureza, mostra uma forte cor encarnada amarelada, mas em signos de água, estando com estrelas fixas da sua própria natureza, tem um cabelo brilhante alourado ou quase branco; se estiver em signos de terra, o cabelo é um castanho pardo). Tem uma marca ou cicatriz na cara, tem ombros largos, um corpo forte e resistente, sendo atrevido e orgulhoso, dado à troça, ao desdém, à briga, à bebida, ao jogo e à luxúria, coisa que se pode facilmente saber pelo signo em que se encontra: se no domicílio de Vênus, luxúria, no de Mercúrio, roubo, mas se estiver no seu próprio domicílio, briga, no de Saturno é teimoso, no do Sol é autoritário, no da Lua é um bêbado.

Sol

O Sol denota geralmente alguém de cor branca obscura misturada com encarnado; um rosto redondo e queixo curto, uma estatura razoável e um corpo bonito; a sua cor por vezes entre o amarelo e o negro, mas na maioria das vezes mais sanguínea do que o contrário; um homem destemido e resoluto, de cabelo encaracolado; tem uma pele branca e delicada, é alguém desejoso de aplauso, fama e estima entre os homens; tem uma voz clara e uma cabeça grande, os dentes são um pouco distorcidos ou implantados de forma oblíqua, ou tem um discurso lento, mas de raciocínio inteligente; exteriorizando grande decoro nos seus atos, mas sendo privadamente lascivo e inclinado a muitos vícios.

 Vênus

Quem for significado por Vênus, seja homem ou mulher, tem um belo rosto redondo, olhos grandes, geralmente chamados olhos arregalados, lábios encarnados como rubis, o inferior mais grosso ou maior do que o superior, as pálpebras escuras, contudo belas e graciosas, o cabelo de uma cor encantadora (mas a maioria das vezes de acordo com o signo, como foi dito antes) em alguns é negro carvão, noutros um castanho claro, um cabelo suave e doce, e o corpo extremamente bem feito, inclinando-se sempre mais para o baixo do que para o alto.

Mercúrio

Descrevemos Mercúrio como sendo um homem nem branco nem moreno, mas entre ambos, de um castanho pardo ou cor amarela escura, rosto longo, testa alta, olhos pretos ou cinzentos, um nariz fino e comprido, uma barba rala (muitas vezes nenhuma), de cor castanha parda, quase preta, corpo magro, pernas finas, um tipo má língua e metediço, e no andar é ágil, parecendo estar sempre cheio de atividade.

Lua

Esta, devido à sua rapidez, varia a sua forma muito freqüentemente, mas geralmente personifica alguém com um rosto redondo e cheio, em cuja tez se pode perceber uma mistura de branco e encarnado, mas em que a palidez tem preponderância; se estiver em signos de fogo, o homem ou a mulher falam apressadamente; em signos de água, ele ou ela têm algumas sardas na cara, ou têm as bochechas redondas; o corpo não é muito belo, sendo antes uma criatura confusa e, a não ser que esteja muito bem dignificada, significa sempre uma pessoa vulgar e comum.

As cores dos planetas e dos signos.

Saturno dá a cor negra; Júpiter a cor misturada de encarnado e verde; Marte o encarnado ou cor de ferrugem; O Sol o amarelo ou o roxo amarelado; Vênus o branco ou roxo; Mercúrio o azul celeste ou azulado; a Lua uma cor sarapintada de branco e outras cores misturadas.

Áries, branco misturado com encarnado; Touro, branco misturado com citrino; Gêmeos, branco misturado com encarnado; Câncer, verde ou ferrugem; Leão, encarnado ou verde; Virgem, negro com laivos azuis; Libra, negro, ou encarnado escuro, ou um castanho dourado; Escorpião, castanho; Sagitário, amarelo ou verde sanguíneo; Capricórnio, negro, ou ferrugem, ou um castanho escuro; Aquário, uma cor do céu com azul; Peixes, um branco brilhante.

 A natureza, o lugar, os países, a descrição geral e as doenças significadas pelos doze signos.

Áries

Qualidades – É um signo masculino, diurno, cardeal, equinocial, de natureza fogosa, quente e seca, colérico, bestial, lascivo, destemperado e violento; é o domicílio diurno de Marte na triplicidade do fogo e pertence ao Leste.

Doenças – Todas as pústulas, furúnculos, borbulhas na cara, bexigas, lábios leporinos, pólipos, lúpus, tinha, epilepsia, apoplexias, dores de cabeça, dores de dentes e calvície.

Lugares – Onde apascentam, ou costumam estar as ovelhas e o gado pequeno, terrenos arenosos ou ondulantes, um lugar de refúgio para ladrões, (como alguns lugares pouco freqüentados); nas casas, os telhados, tetos ou o seu estuque, estábulo de pequenos animais, terras recentemente aradas, ou onde tijolos ou cal tenham sido queimados.

Descrição que Áries apresenta do corpo físico – Um corpo seco, não sendo excessivo na altura, magro ou frugal, mas de ossatura vigorosa, sendo a pessoa forte de membros; o rosto é longo, sobrancelhas negras, um pescoço longo, ombros largos, a tez castanha escura ou morena.

Reinos sujeitos a Áries – Alemanha, Suérvia, Polônia, Borgonha, França, Inglaterra, Dinamarca, Silésia superior, Judeia, Síria.

Cidades Florença, Capua, Nápoles, Ferrara, Verona, Utrecht, Marselha, Augusta, Cesareia, Pádua, Bérgamo.

Touro

Qualidades do signo de Touro – Touro é um signo terreno, frio, seco, melancólico, feminino, noturno, fixo, doméstico ou bestial, da triplicidade da terra e do Sul, sendo o domicílio noturno de Vênus.

Doenças – Escrófula, irritações de garganta, tumores benignos do couro cabeludo, fluxos das reumas correndo para a garganta, abcessos nas amígdalas, pústulas nessas áreas.

Lugares – Estábulos onde estão cavalos, casas baixas, casas onde são guardados os utensílios do gado, pastos ou lugares de pastorícia onde não existem casas perto, terrenos planos, ou onde os arbustos tenham sido recentemente apanhados, e onde o trigo e o milho são semeados, com algumas árvores não muito longe; nas casas, a caves, salas baixas.

 Aparência e descrição – Apresenta alguém de estatura baixa, mas cheia, forte e bem constituída, uma testa ampla, grandes olhos, rosto grande; ombros largos e fortes, boca grande e lábios grossos, mãos grosseiras, cabelo preto e áspero.

Reinos sujeitos a Touro – Polônia a grande, a parte Norte da Suécia, Rússia, Irlanda, Suíça, Lorraine, Campânia, Pérsia, Chipre, Parthia.

Cidades – Novograde, Parma, Bononia, Panormus, Mântua, Sena, Brixia, Carolstad, Nantes, Liepsig, Herbipolis.

Gêmeos

Qualidades e propriedades de Gêmeos – É um signo aéreo, quente, úmido, sanguíneo, diurno, mutável, bicorpóreo e humano; é o domicílio diurno de Mercúrio, pertence à triplicidade do ar, é ocidental e masculino. Doenças – Significa todas as doenças ou enfermidades dos braços, ombros, mãos, sangue corrompido, veias inchadas, mentes perturbadas.

Lugares – Salas forradas a madeira, estuque e paredes de casas, os salões ou onde se costuma jogar, elevações e montanhas, celeiros, arrecadações para guardar o milho, cofres, arcas, lugares altos.

 Reinos, Países – Lombardia, Brabant, Flandres, a parte Oeste e Sudoeste de Inglaterra, Armênia.

Cidades – Londres, Lovaina, Bruges, Norrimberg, Córdova, Hasford, Mont, Bamberg, Cesena.

Descrição – Um corpo direito, alto, desempenado, tanto no homem como na mulher, a tez sanguínea, não clara, mas obscura e morena, braços longos, mas muitas vezes as mãos e os pés curtos e muito carnudos; um cabelo escuro, quase negro; um corpo forte e ativo, um belo olhar penetrante, cor de avelã, lascivo e de visão perfeita, excelente entendimento e discernimento nos assuntos mundanos.

Câncer

Qualidade e propriedades do Câncer – É a única casa da Lua, e é o primeiro signo da triplicidade da água ou do Norte, é aquático, frio, úmido, fleumático, feminino, noturno, cardeal, um signo solsticial, mudo e lento no falar, fértil, setentrional.

Doenças – Significa deficiências gerais, ou no peito, estômago e mamilos, digestão deficiente, estômago frio, tuberculose, fleumas salgadas, tosses podres, humores hidropisíacos, úlceras no estômago, cancros que são sempre no peito. Lugares – O mar, os grandes rios, águas navegáveis; mas nos países interiores denota lugares perto de rios, riachos, nascentes, poços, caves das casas, casas de lavagens, terrenos alagados, diques com juncos, bancos de areia, trincheiras, cisternas.

Forma e descrição – Geralmente uma estatura baixa e pequena, a parte superior maior do que a inferior, um rosto redondo; uma tez esbranquiçada, doentiamente pálida, o cabelo de um castanho pardo, olhos pequenos, com propensão para ter muitos filhos, se for mulher.

 Reinos, Países e Cidades – Escócia, Zelândia, Holanda, Prússia, Túnis, Argélia, Constantinopla, Veneza, Milão, Gênova, Amsterdam, York, Magdeburgo, Wittenberg, Saint Lucas, Cádiz.

 Leão

Qualidades e propriedades do Leão – É a única casa do Sol, e é por natureza fogoso, quente, seco, colérico, diurno, comandante, bestial, estéril, do Leste e da triplicidade do fogo, masculino.

Doenças – Todas as doenças das costelas e flancos, tais como pleurisias, convulsões, dores de costas, tremores ou paixões do coração, violentas febres ardentes, todas as fraquezas ou doenças do coração, inflamações oculares, a peste, a pestilência, a icterícia amarela.

Lugares – Um lugar frequentado por animais selvagens, bosques, florestas, lugares desertos, lugares escarpados e rochosos, lugares inacessíveis, palácios dos reis, castelos, fortes, parques, perto da chaminé das casas onde há lareiras.

Aspecto e forma – Cabeça grande e redonda, olhos grandes fixos, espantados ou esbugalhados, visão rápida, um corpo grande e cheio, sendo de estatura superior à média, ombros largos, tronco estreito, cabelo amarelo ou louro escuro, e cheio de ondas ou caracóis, uma expressão feroz, mas a tez corada, altamente sanguínea, forte, valente e ativo. Reinos, Países, Cidades – Itália, Boêmia, os Alpes, Turquia, Sicília, Apúlia, Roma, Siracusa, Cremona, Ravena, Damasco, Praga, Lintz, Confluência, Bristol.

Virgem

Qualidades e propriedades – É um signo terreno, frio, melancólico, estéril, feminino, noturno, do Sul; é o domicílio e a exaltação de Mercúrio, e pertence à triplicidade da terra.

Lugares – Significa um escritório onde se encontram livros, um armário, uma leiteria, campos de milho, celeiros, casas de fabricação de malte, montes de palha, ou de cevada ou trigo, ou um lugar onde o queijo e a manteiga são preservados e guardados.

Doenças – Lombrigas, gases, cólicas, todas as obstruções nos intestinos, problemas nas tripas, enfermidades nos testículos, qualquer doença na barriga.

Reinos, Países, Cidades – A parte Sul da Grécia, Croácia, o território Ateniense, Mesopotâmia, África, o Sudoeste de França, Paris, Jerusalém, Rodes, Lyons, Toulouse, Basileia, Heidelburg, Brundusium.

Aspecto e forma – Um corpo magro de altura média, mas bem feito; uma tez morena corada, cabelos negros, é uma pessoa com boa aparência e encantadora, não sendo porém bela, uma voz pequena e aguda, tendo todos os membros tendência para serem curtos; um espírito arguto e circunspecto, prudente e extremamente bem falante, estudioso e dado à história, quer seja homem ou mulher; se Mercúrio estiver neste signo e a Lua estiver em Câncer, produz uma rara inteligência, mas um tanto instável.

Libra

Natureza e propriedades – É um signo aéreo, quente e úmido, sanguíneo, masculino, cardeal, equinocial, humano, diurno, da triplicidade do ar e ocidental, sendo o principal domicílio de Vênus.

Doenças – Todas as doenças dos rins, cálculos ou areias, infecções e doenças da região lombar ou dos quadris, úlceras nos rins ou bexiga, coluna fraca, corrupção do sangue.

Lugares – Nos campos, representa terrenos perto de moinhos, ou algum celeiro afastado, ou arrecadação, ou serração, ou onde trabalham os tanoeiros, ou onde a madeira é cortada, encostas de colinas, cumes de montanhas, terrenos onde se pratica a falcoaria e a caça, terrenos arenosos ou cobertos de cascalho, ar puro, claro e penetrante; os quartos superiores numa casa, câmaras, sótãos, um quarto dentro de outro.

Aparência e forma – Personifica um corpo bem feito, desempenado, alto e mais sutil ou magro do que grosseiro; um rosto redondo, encantador e belo, uma cor puramente sanguínea; na juventude, não há abundância ou excesso quer de branco ou de vermelho, mas com a idade, há geralmente algumas borbulhas ou uma cor muito viva, o cabelo amarelado, suave e longo.

Reinos, Países e Cidades – A Áustria superior, o Ducado da Sabóia, Alsácia, Livônia, Lisboa em Portugal, Frankfurt, Viena, Placentia, o território da Grécia onde em tempos a cidade de Tebas se elevou, Arles, Friburgo, Spires.

Escorpião

Qualidade, propriedades – É um signo frio, aquático, noturno, fleumático e feminino, da triplicidade da água, fixo e Norte, domicílio e alegria de Marte, representando geralmente homens astutos e falsos.

Doenças – Areias e cálculos nas partes secretas, bexiga, hérnias, fístulas, ou as hemorróidas no ânus, gonorreia, priapismos, tudo o que afeta as partes privadas, tanto no homem como na mulher; defeitos na matriz.

Lugares – Lugares usados por todos os tipos de animais rastejantes, tais como carochas, etc., ou aqueles que não têm asas e são venenosos; jardins, pomares, vinhas, casas arruinadas perto de águas; terrenos lamacentos e pantanosos, lagos fétidos, areias movediças, tanques, a cozinha ou despensa, a lavanderia. Aparência e descrição – Um físico corpulento, forte e robusto, o rosto um pouco largo ou quadrado, uma tez morena parda, um cabelo pardo e escuro, abundante e encrespado; um corpo peludo, as pernas um tanto arqueadas, pescoço curto, um tipo atarracado e compacto.

Reinos, Países, Cidades – Parte Norte da Bavária, a parte florestal da Noruega, Barbary*, o Reino de Fez, Catalunha em Espanha, Valência, Urbine e Forum Julii em Itália, Viena, Messina em Itália, Gaunt, Frankfurt sobre o Odar.

Sagitário

Qualidade e natureza – É da triplicidade do fogo, Leste, de natureza fogosa, quente, seca, masculino, colérico, diurno, mutável, bicorpóreo, sendo o domicílio e a alegria de Júpiter.

Doenças – Rege as coxas e as nádegas no corpo humano, e todas as fístulas ou feridas que surjam nesses membros, e geralmente denota sangue quente, febres pestilenciais, quedas de cavalos, ou ferimentos causados por estes ou por animais de quatro patas; assim como danos pelo fogo, calor e falta de moderação nos desportos.

Lugares – Um estábulo de grandes cavalos, ou cavalos de guerra, ou uma casa em que geralmente são guardados grandes animais de quatro patas; nos campos, representa as colinas e os lugares mais elevados das terras ou terrenos que se elevam um pouco acima dos outros; nas casas, os quartos superiores, perto do fogo.

Aparência e forma do corpo – Representa um semblante bem parecido, um rosto um pouco longo, mas cheio e rosado, ou quase bronzeado; o cabelo de um castanho claro, a estatura um pouco acima da média; membros harmoniosos, e um corpo forte e robusto.

Reinos, Países, Cidades – Espanha, Hungria, Slavônia, Morávia, Dalmátia, Buda na Hungria, Toledo, Narbon, Cullen, Stargard.

Capricórnio

Qualidade e natureza – É o domicílio de Saturno e é noturno, frio, seco, melancólico, terreno, feminino, solsticial, cardeal, doméstico, quadrúpede, do Sul, sendo a exaltação de Marte.

Doenças – Governa os joelhos e todas as doenças relativas a eles, tanto devido a distensões como a fraturas; denota lepra, Urticária, sarna.

Lugares – Mostra a casa dos bois ou a vacaria, ou onde são guardados os vitelos, ou os instrumentos para o gado, ou onde a madeira velha é empilhada; ou onde se armazenam as velas dos navios, ou materiais desse tipo; assim como redis de ovelhas, ou terrenos onde se apascentam as ovelhas, terrenos baldios, terrenos estéreis cheios de arbustos e de espinhos; terrenos onde se empilha o estrume ou a terra; nas casas, lugares baixos e escuros, perto do chão ou da soleira da porta. Corpo físico – Geralmente corpos secos, não sendo de estatura alta, rosto longo, magro e seco, barba rala, cabelo preto, um queixo estreito, pescoço longo e magro e peito estreito. Verifiquei muitas vezes que estando Capricórnio a ascender, a pessoa tinha cabelo branco, mas na sétima sempre preto; acho que o branco lhe vinha mais da natureza da família do que do signo.

Reinos, Países, Cidades – Trácia, Macedônia na Grécia e agora na Turquia, Albânia, Bulgária, Saxônia na parte Sudoeste, Índias Ocidentais, Stíria, as Ilhas Órcades, Hassia, Oxford, Mecklin, Cleves, Brandenburgo.

Aquário

Natureza e propriedades – É um signo aéreo, quente e úmido, da triplicidade do ar, diurno, sanguíneo, fixo, racional, humano, masculino, o principal domicílio de Saturno e onde ele mais se rejubila; ocidental.

Doenças – Aquário governa as pernas, os tornozelos e todos os tipos de enfermidades relativas a esses membros, todos os gases melancólicos coagulados nas veias, ou perturbando o sangue, cãibras, etc.

Lugares – Lugares com elevações ou desníveis, lugares recentemente cavados, ou onde há pedreiras, ou de onde quaisquer minerais tenham sido desenterrados; nas casas, os telhados, os beirais ou as partes superiores; vinhas, ou perto de alguma pequena nascente ou fonte.

Aparência e forma – Apresenta um corpo atarracado, grosso, ou alguém de corpo forte e bem feito, não alto; um rosto longo, tez sanguínea; se Saturno, que é regente desta casa, estiver em Capricórnio ou Aquário, a pessoa tem cabelo preto e tez sanguínea, com dentes tortos; se não, tenho observado que a pessoa tem tez branca, clara ou loura, e cabelo cor de areia, ou muito louro, e uma pele muito pura.

Reinos, Países, Cidades – Tartária, Croácia, Valachia, Muscovia, Westphalia na Alemanha, Piemont na Saboia, as partes Oeste e Sul da Bavária, Média, Arábia, Hamburgo, Bremen, Montsferat e Pisaurum na Itália, Trento, Ingolstad

Peixes

Propriedades e qualidade – É da triplicidade da água, um signo Norte, frio, úmido, fleumático, feminino, noturno, sendo o domicílio de Júpiter e a exaltação de Vênus, um signo bicorpóreo, mutável, inerte, efeminado, enfermiço, ou representativo de alguém sem ação.

Doenças – Todas as doenças dos pés, tais como a gota, e todos os danos e dores respeitantes a esses membros, e geralmente fleumas salgadas, sarna, Urticária, impigens, erupções cutâneas, bolhas e úlceras procedentes de sangue putrefato, constipações e doenças úmidas.

Lugares – Apresenta terrenos cheios de água, ou onde há muitas nascentes e muitas aves, assim como lagos de peixes, ou rios cheios de peixe, lugares onde tenham existido eremitas, fossos em torno das casas, moinhos de água; nas casas, perto da água, como de algum poço ou bomba, ou onde a água se acumula.

Aparência – Uma estatura baixa, mal feito, não muito decente, um rosto bastante grande, tez pálida, o corpo carnudo ou inchado, não muito direito, mas encurvando um pouco a cabeça.

Reinos, Países, Cidades – Calábria na Sicília, Portugal, Normandia, o norte do Egito, Alexandria, Rhemes, Wormes, Ratisbona, Compostela.

 Vários aforismos comprovados, respeitantes ao mister, ofício ou profissão do nativo.

Jean-François de Troy, An Allegory of Time Unveiling Truth, 1733_

Em primeiro lugar, se o significador da arte ou mister estiver solitário, dá a qualidade da profissão de acordo com a sua própria natureza, quer esta seja venusiana, mercuriana ou marcial; mas se estiver fortemente ligado a outro significador de arte, indica um misto de naturezas; de forma que se Mercúrio for o regente da profissão, e estiver em forte e bom aspecto com Marte, Mercúrio abre mão do seu domínio sobre a arte e o nativo segue completamente o tipo de profissão que Marte significa, no signo e casa em que se encontra; julgar assim com os outros. O resto dos planetas, signos e casas, aumentam ou diminuem os significados; Júpiter ajuda, Saturno danifica, o Sol dá poder junto ao magistrado, a Lua dá crédito junto ao povo; Júpiter ama a religião, a simplicidade, a oratória, Saturno deleita-se com a preguiça, a ganância, o peso, longas deliberações, tristeza, infelicidade, carência e penúria; onde Saturno influenciar fortemente o tipo de arte, é um milagre se o nativo não se tornar num criador de gado, marinheiro, um carregador ou transportador de carga, pastor de gado, sacristão de uma igreja, etc., mas para se poder descobrir melhor o tipo de profissão, observar os aforismos seguintes.

 Do Mercúrio, quando ele é o regente da profissão.

 Mercúrio significa o espírito ou a imaginação do cérebro e o que resulta dele; portanto, dá uma profissão que é realizada pela atividade e trabalho do cérebro ou mente, mais do que pela força do corpo; coisas como cartas, números, escrita, conhecimento, eloqüência, aritmética, astrologia, especulações filosóficas, mercadorias, poesia, a criação de engenhos ou coisas artificiais, etc. Assim, ele faz gramáticos, secretários, aritméticos, geômetras, filósofos, poetas, homens cheios de afazeres, dados ao comércio e tráfico, homens dados à disciplina; contudo, se Mercúrio não tiver nenhum bom aspecto de Júpiter, o nativo não lucra nada, nem goza de nenhuma fortuna como resultado dos seus esforços.

 Mercúrio e o seu significado quando ligado a outros.

 Mercúrio ligado ao corpo de Saturno ou em seu aspecto (apesar de que o sêxtil ou o trígono são melhores, a quadratura ou a oposição de Saturno a Mercúrio geralmente impede a fala ou a língua), faz com que esses homens ocupem postos servis às ordens de outros homens, ou são daqueles que passam uma vida desgraçada nas Igrejas, pedindo esmolas ou debatendo os assuntos da Igreja, etc., mas se Mercúrio fizer o mesmo aspecto a Marte, dá criadores de gado, marinheiros, pastores ou vaqueiros, curtidores de peles, remendões, alfaiates, canteiros, intérpretes de sonhos, feiticeiros, homens supersticiosos e rabugentos com faculdades ocultas.

Mercúrio em conjunção ou aspecto com Júpiter, faz excelentes oradores, de grande justiça no julgamento das causas, circunspectos e justos no exercício da lei, e igualmente moderados ao refrear-se em relação a qualquer coisa; torna os nativos amigos de pessoas importantes, adivinhos, advogados, retóricos, juízes, cambistas ou banqueiros.

Mercúrio fisicamente ligado ao Sol, desde que não esteja retrógrado ou combusto, mas antes no coração do Sol ou cazimi, ou em qualquer das suas dignidades, leva o nativo a dar-se e a lidar com magistrados, homens de grandes fortunas, faz escribas, coletores ou tesoureiros de dinheiro, supervisores, ou responsáveis como oficiais na apresentação das contas públicas ao Rei ou ao Estado, conselheiros, juízes, desempenhando todas as suas atividades com nobreza; se Marteprestar qualquer testemunho ao Sol e a Mercúrio, tende para a química, para a impressão ou cunhagem de dinheiro, especialmente se Saturno, fizer o mínimo aspecto aos significadores anteriores.

Mercúrio com a Lua, ou em qualquer bom aspecto a ela, aumenta a sua compreensão e inclina o nativo a ter desejo de conhecer o futuro, ou as coisas que estão por vir, muito propenso à adivinhação, especialmente se a Lua se aplicar a Mercúrio em Touro, Capricórnio ou Câncer; se a aplicação se der em Virgem ou Escorpião, faz astrólogos, etc.

Em Áries, Leãoou Libra, homens adivinhando as coisas por vir, livremente por mote próprio, sem qualquer arte.

Em Sagitário ou Peixes, faz homens dados à magia, quer por esperança ou por dissimulação; Mercúrio com Vênus, quer esteja conjunto ou no raio de um aspecto sêxtil (pois ela não pode fazer outro a Mercúrio) inclina à eloqüência e a grande diversidade de comportamentos.

De Vênus quando é só ela quem designa a profissão.

Ela significa por si só prazer, gozo, ternura, delicadeza, festejos, convidados e todas aquelas coisas que titilam os sentidos com prazer.

É a grande inimiga do conhecimento e da disciplina, e não é submetida a não ser por Saturno, de forma que os homens eruditos têm modos severos.

Quando ela designa por si só o mister, faz farmacêuticos, droguistas, merceeiros, perfumistas, vinhateiros, vendedores de vitualhas, pintores, joalheiros, fabricantes de atavios, responsáveis por guarda-roupas, músicos, etc.

Vênus associada a outros.

Vênusassociada a Saturno dá mercadores, ou aqueles que negociam em coisas ou bens destinados ao prazer; mas se qualquer deles estiver mal afetado, dá zombadores, gracejadores, vadios astuciosos, taberneiros, mágicos de espetáculo mas não de fato; pobres e simples pintores ou, em qualquer outro ofício, aqueles a quem chamamos uma espécie de trabalhador, ou um imitador de tal ou tal mister. Vênus associada a Júpiter na significação faz adivinhos, médicos, vendedores de aviamentos, de panos de linho, de sedas, costureiros, capelistas de pequenos materiais, e recebem grande promoção da parte das mulheres ou da religião. Vênus combusta do Sol não significa qualquer arte, mas no coração do Sol, dá grande abundância e riqueza; contudo, se ela estiver em qualquer das dignidades do Sol, torna o artista mais excelente, e mostra que a sua fama e estima são maiores, e o seu lucro mais garantido.

 De Marte, quando é significador da profissão por si só.

Marte significa aquelas laboriosas e duras profissões que requerem tanto a força como o empenho de todo o corpo, e portanto governa principalmente ocupações manuais que são trabalhosas e exercidas através do fogo; se o Sol estiver em aspecto a ele, a profissão também é realizada pelo fogo. Numa genitura noturna, indica antes guerra, honra e glória obtida através das guerras. Estando bem constituído, ele faz soldados, cavaleiros, capitães, comandantes de exércitos, caçadores, etc. Se estiver medianamente dignificado, faz campeões, ferreiros, fundidores, engenheiros, fabricantes de todos os instrumentos de ferro, criadores de gado, médicos, cirurgiões, canteiros, carpinteiros, arquitetos; mas se estiver fraco, faz cozinheiros, cortadores de árvores, curtidores de peles, trabalhadores, piratas, ladrões.

 Marte associado aos outros.

 Marte associado a Saturno na significação, ou afligido pela sua quadratura ou oposição, perde completamente o seu domínio sobre o mister, especialmente se Vênus ou Mercúrio estiverem melhor colocados, e se o próprio Marte estiver retrógrado, ou então neste caso retira todas as significações militares, devido aos temores de Saturno. De uma tal posição, deve-se predizer cavadores ou jornaleiros, jardineiros, fabricantes de arcos, flecheiros, trabalhadores de cabedal; se estiver colocado num local abjeto do céu, faz mineiros, limpadores de chaminés, fogueteiros, fabricantes de carvão, moleiros, coletores noturnos, etc. Marte e Júpiter bem posicionados, dão perfeitos cortesãos, afortunados nos comandos da guerra; mas se estiverem infelizes por aspecto ou posição, fazem vaqueiros, meirinhos, vendedores de objetos para cavalheiros, porteiros, vendilhões do exército, donos de lojas de tabaco.

 Marte com o Sol, inclina mais à magistratura do que a uma profissão; contudo, se fizerem aspectos infelizes entre si, fazem ourives (quero dizer aqueles que realizam o trabalho de ourives), cunhadores de dinheiro, ou aqueles que escavam nas minas de ouro, ou que costumam fazer moedas.

Marte com a Lua faz carniceiros; se Saturno tiver alguma regência com Martee a Lua, indica aparadores de sebes, jornaleiros, pescadores, aguadeiros, cervejeiros, tintureiros.

De Mercúrio e Vênus interligados.

Se significarem a arte ou a profissão, designam uma que seja muito hábil, exercida por uma língua volúvel ou agradável, o nativo é loquaz, inconstante, cheio de alegria; geralmente fazem músicos, especialmente quando estão em signos venusianos, poetas, oradores, mestres de dança, malabaristas ou trapezistas, pintores, fabricantes de produtos para a pele de damas delicadas, fabricantes de velas, retratistas, escritores de peças para teatro, etc., professores de caligrafia, professores de escola, etc.

Se ambos ou qualquer deles aspectar Saturno,então a profissão não é tão ligeira, mas terá maior gravidade, vendem ou fazem roupas para senhoras, ou aqueles objetos ou ornamentos que são do seu agrado, etc.

Júpiter, Vênus e Mercúrio autores da profissão, na três, cinco e onze fazem excelentes pedagogos ou instrutores de jovens; pregadores ou advogados, se estiverem na nove; legalistas ou homens que administram os assuntos públicos, se estiverem na doze.

Júpiter,Vênus, Mercúrio e a Lua dão admirável eloqüência; excelentes poetas se Júpiterestiver com o nó norte e ainda em qualquer bom aspecto com Mercúrio ou Vênus.

Árias e versos resultam do aspecto de Marte, Vênuse Mercúrio. Será um bom cantor aquele em que Júpiter retrógrado estiver ligado a Mercúrio em qualquer signo.

Do Mercúrio com Marte.

Mercúrio com Marte determinando a arte, se estiverem bem dispostos, produzem inteligências muito aguçadas, pessoas de compreensão penetrante, médicos, cirurgiões, armeiros, escultores de estátuas, de imagens, campeões, alquimistas, gravadores, muitas vezes notários públicos, agrimensores, impressores de livros; se estiverem mal colocados, tornam-se fabricantes de dados, impressores de dinheiro, falsificadores de provas, vigaristas ou carteiristas, fornicadores. Saturno, associado a Marte e a Mercúrio, faz ladrões, falsificadores de dinheiro, assassinos, fabricantes de venenos, jogadores trapaceiros. Mas Júpiter no lugar de Saturno faz bons conselheiros, advogados, legalistas civis; mas se o aspecto de Júpiter a Marte e a Mercúrio for mau, indica homens invejosos, tipos vangloriosos, advogados matreiros.

Marte, Mercúrio e a Lua em conjunção, não estando bem dignificados, fazem ladrões e assaltantes de casas, aldrabões ou tipos fraudulentos. Se Saturno estiver na sete, estes vadios acabam na forca.

Marte e Vênus como significadores da arte.

Quando tal posição se dá, esperar labor e prazer na profissão, temeridade ou confiança associada à lisonja ou dissimulação; daí se poder julgar cozinheiros, vendedores de aves, excelentes médicos, barbeiros, farmacêuticos, cirurgiões, jardineiros, tintureiros, etc. Marte e Vênus mal colocados e mal fortificados, mostram um debochado ou um alcoviteiro.

Marte e Vênus com a participação de Saturno, fazem sacristães de Igreja, ou denotam aqueles pobres padres que diariamente acodem aos doentes e cuidam das almas, coisa que nenhum padre obeso fará, quer seja prelado ou presbítero; ou indicam coveiros, ou gravadores de epitáfios nos túmulos, etc.

Marte e Vênus com Júpiter, fazem pessoas muito zelosas na religião e muito bons professores, nada gananciosos; Oh monstrum horrendum, um padre que não é ganancioso.

Com que sucesso.

O sucesso que se pode esperar da profissão é deduzido da força do significador, ou do regente do mister: se ele estiver potente e em dignidades essenciais, e não afligido pela malévola configuração partil das infortunas, e estiver também colocado nos ângulos da figura, e oriental, indica que o nativo provará ser um famoso trabalhador, excelente e ultrapassando a maioria na sua profissão, que ele granjeará grande estima através dela e, como resultado, reputação pública.

 Mas se o significador estiver fraco, ocidental ou cadente, oprimido pelas infortunas, o nativo prova ser um falhado, um homem sem grande qualidade, sempre na dependência dos outros, desprezível, não prosperando pela sua arte, todos desdenhando a qualidade do seu trabalho. Onde, note-se que quando Saturno aflige o significador, o nativo prova ser uma lesma, um tipo preguiçoso, com medo de progredir.

Se Marteimpede, o homem é impetuoso, obstinado, convencido, infame. Se ambas as infortunas afligirem simultaneamente o significador, então as aflições em que incorre através da sua profissão são inúmeras e infindáveis.

A natureza dos signos.

A natureza dos signos em que o significador ou significadores estão colocados, a qual repito de novo em maior medida do que anteriormente, influencia muito este tipo de julgamento; é a seguinte:

Os signos cardeais, tais como Áries, Câncer, Libra e Capricórnio, conduzem àquelas artes ou profissões que requerem inteligência, visto serem orientadas pelo raciocínio,geometria, física, astrologia, etc.

Os signos fixos também exigem conhecimentos ou educação, à exceção de Escorpião.

Os signos humanos, Gêmeos, Virgem, Libra e Aquário, como significam as qualidades humanas, indicam aquelas artes que são liberais e que têm especial utilidade na vida do homem, e que são ensinadas com autoridade.

Os signos de água ou terra, tais como Câncer, Escorpião, Peixes, Touro e Capricórnio, mostram profissões que lidam com a água e a terra, como com pastos, ervas, medicamentos, barcos, peixe ou funerais.

Os signos de quatro patas, tais como Áries, Leão e Sagitário, mostram profissões mecânicas, talhantes, construtores, curtidores de peles, canteiros, mineiros de pedras, tecelões, fabricantes de lanifícios.

Albubater, um sábio médico Árabe, a partir de cujos escritos a maior parte dos nossos aforismos astrológicos são coligidos, distribui os signos da seguinte forma e diz:

Os signos de fogo significam misteres ou profissões relacionadas com o fogo, quer seja como ferreiro ou como ourives, ou padeiro ou fabricante de vidro, etc.

Os signos de terra mostram ocupações terrenas, ou procedentes da terra, tais como a olaria, cavadores, construtores de paredes de barro ou rebocadores.

Os signos de ar indicam cantores, humoristas, caçadores de aves, moleiros, atiradores.

Os signos de água designam pescadores, lavadeiras, tecelões, aguadeiros, carregadores de tulhas.

A qualidade da profissão.

A qualidade e o tipo da arte, mister ou profissão pode ser apreendido da natureza e das propriedades dos três planetas determinantes da profissão que, como disse (interiormente, são Marte, Vênus e Mercúrio, e do signo que eles ocupam, e da configuração que eles ou qualquer deles tem com os outros planetas; onde sempre se prefere o aspecto mais forte ao mais fraco, e se dois planetas tiverem domínio na designação do mister, o planeta mais fortificado tem primazia na preferência.

Seria desnecessário repetir aqui as várias profissões que cada planeta designa, visto tê-lo precisamente feito na primeira parte desta (…) e onde mostrei as naturais significações de cada planeta por si, as quais contudo são designadas ou restringidas conforme se encontram em configuração com outros planetas; pois se Saturno com o seu aspecto maligno estiver associado a Marte na designação da profissão, em vez de soldados, faz soldados escravos, soldados pobres, vulgares e comuns, lavadores de panelas, servos, escravos e esse tipo de pessoas inferiores; em vez de cirurgiões, faz coletores noturnos, carniceiros, varredores de sarjetas, trapeiros e trapeiras, limpa-chaminés, carregadores de água, carroceiros porcos e desmazelados, maus cozinheiros, mercenários, vendilhões que compram e vendem e têm bancas nos mercados, curtidores de peles, calceteiros, um dono de casas de devassidão ou bordéis, vereadores dissolutos, sargentos evasivos, oficiais inferiores que se ocupam de assuntos sórdidos.

Se Júpiter aspectar Marte, designa profissões mais nobres, tais como capitães, oficiais de guerra, homens de pensamentos régios, cobradores, ou contratadores do reino.

Se o Sol aspectar Marte, aumenta a qualidade da profissão, tornando-a mais refinada e fazendo com que se lide com bens melhores e mais requintados.

 Mercúrio e Júpiter fazem oradores famosos, advogados eruditos, juízes, exercendo as suas faculdades junto a homens de grande renome, com os homens mais eminentes do país em que vivem, sejam eles reis, príncipes ou nobres, etc.

Mercúrio com Saturno, indica tipos metediços, solicitadores contenciosos, querendo abarcar tudo e não realizando nada, torneiros, oleiros, curtidores de peles, remendões, etc. Por vezes indica simples brutos que fingem conhecer os acontecimentos futuros sem arte nem estudos, gente supersticiosa, heréticos, etc.

Saturno em aspecto com Vênus, ambos mal afetados, ou apenas um deles nessas condições, dá debochados, meretrizes, tecelões, merceeiros.