Interpretando a Lua no Mapa Astrológico I

O caminho da lua é o espelho das nossas emoções diante do mundo.

César Augusto – Astrólogo

Andréia Modesto

Mãe, memória, raízes, passado, emoções. Reações emocionais condicionadas e espontâneas. Experiências da infância, a “criança interior”, a sensibilidade. A descrição da personalidade e da influência da mãe ou do período de infância como um todo. Aqui deve ser considerado o signo e a casa que a Lua ocupa e aspectos que ela recebe de outros planetas – que planetas são esses e que aspectos são enviados e de que casas são enviadas. Um “planeta” ligado ao inconsciente. Segundo Donna Cunningham, a posição da Lua revela as reações emocionais predominantes e a maneira de lidar com elas; revela as respostas imediatas e instintivas às crises. Em muitos mapas, dependendo dos acontecimentos de infância, a Lua pode estar associada à figura do pai e o Sol à figura da mãe, caso o pai tenha sido mais presente emocionalmente e mais frágil e feminino; e se a mãe foi um modelo mais masculino, arrojado e passava mais tempo na rua, batalhando pela vida. A Lua revela as nossas necessidades emocionais e como podemos “alimentar” a nossa alma. Conflitos entre a vontade do signo solar e as necessidades emocionais da lua podem ser complicados de serem resolvidos. A Lua rege o signo de Câncer e está associada também à alimentação no sentido biológico. O almoço de domingo para reunir toda a família, a ceia de Natal, o jantar oferecido ao amigo que chegou de fora.

Numa sinastria, é importante que exista uma total afinidade entre os signos que as 2 luas ocupam. Isto pode ser um posicionamento que “segure” um casamento ou uma relação amorosa duradoura por muito tempo.

Pessoas que têm uma Lua forte: Lua na primeira casa, no Ascendente, no Meio do Céu, cancerianos, piscianos, escorpiões, taurinos ligados às artes, têm forte empatia e ligação com o inconsciente das outras pessoas. Podem desenvolver o poder de cura, são flexíveis, se emocionam facilmente e são criativas e criadoras. Cuidam das outras pessoas, criam famílias, muitas vezes em grupos de trabalho voluntariado. Professores têm uma função lunar de cuidar, amparar, prover. Podem acolher as pessoas e fazer com que se sintam realmente amparadas e amadas. São pessoas doces. Historiadores, arqueólogos, antiquários, psicanalistas.

Negativamente: pessoas temperamentais, com fortes oscilações de humor; presas a padrões de comportamento de família, muitas vezes totalmente engolidas pela identidade familiar; pessoas infantilizadas e com um quadro claro de regressão; medrosas, fóbicas, presas dentro de casa; pessoas que não se liberam do passado, que carregam mágoas e ressentimentos pelo resto da vida; uma noção de família fechada como um nacionalismo fechado e perigoso; a máfia é canceriana. Perda do senso de realidade; a pessoa é lunática, vive no passado ou vive no mundo da lua, não é responsável por si mesma e não mantém uma postura constante e firme diante da vida. Oscila como oscilam as marés sob a influência das lunações.

A Poética Lunar

Ekatala Keller

A lua da poesia, da música, da arte, da astrologia, dos amantes.

A lua minha. A lua sua…

A posição e as características da Lua em um mapa astral é a expressão emocional pura e eterna (terna) do feminino. Envolve sentimentos, instintos, ciclos e humores.

A Lua é a tradução da psique, da beleza, da gestalt feminina para a mulher. O potencial intuitivo do aconchego, a maternidade, a herança ancestral e o subconsciente são partes integrantes da energia lunar.

Para o homem poderá representar a Anima, ou seja, tudo aquilo que ele busca em uma mulher, o poder de atração pelo feminino e a sua natureza sentimental.

A Lua revela a energia passiva da criação, e toda a relação infantil com a mãe e/ou com as mulheres que exerceram diretamente a função materna na vida de uma pessoa.

A essência e o mundo da lua é a receptividade. É o planeta que reflete a experiência de vida e que tem a ver com as necessidades básicas e o instinto de sobrevivência.

Os condicionamentos registrados no decorrer da vida, principalmente até os 14 anos, têm forte ligação com as características traduzidas pelos aspectos emocionais da Lua no mapa astral. (Em conjunto com outros fatores astrológicos, pode ainda revelar aspectos importantes sobre a fase da puberdade e também da iniciação sexual).

A Lua pura, única em diversas fases (faces) de um mesmo planeta. Sedutora em mistério e, que em verdade, faz rir, chorar, amar e sonhar: A Lua é azul.

Mapa Astral

Um Mapa Astral é uma pura fonte de informação acerca de sua vida profissional, pessoal e amorosa. Mesmo que você não entenda astrologia, poderá usá-lo, visto que ele é personalizado de acordo com a data, hora e local de nascimento.

Cada influência é interpretada de acordo com a maneira que ela afeta sua pessoa, e como ela também afeta a você profissionalmente. Mesmo a pessoa mais cética poderá ler seu estudo astrológico e se maravilhar com a sua precisão. Os conselhos são práticos e positivos. Nada de comentários sem substância.

O Mapa Astral realmente nos motiva a fazer as mudanças pessoais de que precisamos. O gráfico que acompanha o Mapa Astral mostra uma interpretação detalhada das influências na sua vida pessoal, profissional, amorosa ou entre elas. As interpretações do Mapa Astral não dizem apenas como você é, mas também dão conselhos sobre como tirar o melhor proveito de cada situação.

Fenômeno Kujadosha – Astrologia Indiana – Mapa Astral indica casamento ideal

Segundo a Astrologia Indiana, o fenômeno Kujadosha é um aspecto importantíssimo na escolha do parceiro ideal.

De acordo com as posições de Marte no Mapa Astral Indiano indicam se a pessoa possui o fenômeno chamado Kujadosha, que poderá indicar problemas no casamento.

Para quem possui este fenômeno e não ter problemas no casamento nesta encarnação basta encontrar outro parceiro com o mesmo fenômeno. Caso contrário, poderá sofrer no casamento.

O Mapa astral ajuda na proteção e na escolha do pretendente ideal. Portanto, antes de casar é bom visualizar o mapa do seu pretendente e avaliar se você e ele possuem o fenômeno para evitar divórcios futuros.

Deseja engravidar? Veja como é a fertilidade de cada Signo do zodíaco

Os signos influenciam até mesmo na fertilidade de uma pessoa. Existem signos que são mais férteis do que os outros.

Todos os signos são regidos por elementos da natureza: Terra (Touro, Virgem e Capricórnio), Água (Câncer, Escorpião e Peixes), Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) e Fogo (Áries, Leão e Sagitário). Se levarmos em consideração que os elementos são necessários para o crescimento da vida na Terra, reconhecemos que a Terra e a Água são os que mais simbolizam o crescimento. Portanto, signos da Água são os mais férteis, seguidos dos signos da Terra e os signos de Ar e Fogo são os menos férteis.

Observe a ordem do grau de fertilidade dos signos:

Muito férteis: Câncer, Escorpião e Peixes

Moderadamente Férteis: Touro, Libra, Sagitário e Aquário

Pouco Férteis: Áries e Capricórnio

Estéreis: Gêmeos, Leão e Virgem

Júpiter é o planeta que indica os filhos, se no mapa astral ele estiver posicionado em algum signo estéril, isto poderá gerar impedimentos para ter filhos.

Saturno é o planeta que gera dificuldades para fertilidade, se ele estiver posicionado em um signo fértil, pode indicar capacidade de ter filhos, mas com alguns impedimentos.

Em suma, onde se encontra a maioria dos planetas nos elementos no Mapa Astral pode indicar o grau de fertilidade de uma pessoa. Se em seu mapa a maioria dos planetas estiver nos signos de terra ou água, é um bom indicativo de fertilidade.

Relacionamentos são definidos pela casa 7 do Mapa Astral

Saber se relacionar com alguém pode ser muito fácil ou terrivelmente difícil. É muito comum encontrarmos pessoas que tenhamos mais afinidades do que outras. A casa 7 do nosso Mapa Astral é que rege os relacionamentos da nossa vida.

É na casa 7 que indica as qualidades que buscamos numa pessoa, tanto para amizades como para relacionamentos afetivos. O posicionamento dos signos e planetas nesta casa é que vai diferenciar como as pessoas vivem um relacionamento.

O signo de Libra é que rege a casa 7, este signo representa a sociabilidade e o relacionamento. Pessoas que possuem o signo de libra na casa 7 são sociáveis, simpáticas e sabem se relacionar bem com as pessoas e possuem o dom raro de aceitar as diferenças de cada um.

Você sabe realmente qual é o seu signo? O dia de mudança de signos pode gerar confusão

O posicionamento do Sol no céu, no dia e horário em que nascemos é que determina o signo que irá nos acompanhar para o resto de nossas vidas. Muitas pessoas, principalmente as que nasceram no dia da mudança dos signos, podem pertencer a um signo e serem de outro, sem saber.

Existem variações no posicionamento do Sol ano após ano, dos dias do mês em que ocorrem as mudanças nos ciclos. A data que o sol deixa um signo e entra no outro pode variar até dois dias, dependendo do ano.

O horário também interfere muito, o fato do Sol estar num signo em um determinado dia não significa que ele irá permanecer neste signo até o final do dia. Os horários mudam conforme o local e o ano. Por exemplo, duas pessoas que nasceram no dia 20 de abril podem ser do signo de Áries ou de Touro, dependendo do horário e do ano que elas nasceram.

Os casos que geram maior confusão são Áries, Aquário e Peixes. A saída do sol de Aquário e a entrada em Peixes podem acontecer no dia 18 ou 19 de fevereiro. Já a mudança de Peixes para Áries pode ocorrer no dia 20 ou 21 de março.

Por isso, para se ter certeza de qual signo pertence, é importante saber o posicionamento exato do Sol no dia e horário que você nasceu. O Mapa Astral pode lhe dar todas estas informações, se você souber o horário do seu nascimento.

A influência da Lua nos relacionamentos

O posicionamento da lua no mapa astral é um dos fatores determinantes para saber se um relacionamento dará certo ou não.

Por isso que alguns relacionamentos não conseguem seguir o mesmo caminho, há tanta falta de compatibilidade, de entendimento e de diálogo. Outros conseguem ser expressar os sentimentos com uma facilidade maior, pois possuem mais harmonia, compatibilidade, etc.

No nosso mapa, a lua simboliza a constituição emocional, explicando os nossos medos e paixões.

O posicionamento da lua influencia diretamente no comportamento emocional e familiar, fundamental para um bom relacionamento.

Quando as luas dos dois estão posicionadas em signos compatíveis haverá um melhor entrosamento entre os dois, facilitando com que a relação dê certo.

A importância do dia, hora e local do nascimento para a Astrologia

Para se fazer um Mapa Astral, os astrólogos precisam de algumas informações essenciais: data, hora e local do nascimento. Estes dados são fundamentais para se traçar o Mapa conforme a posição exata dos astros no céu no momento do seu nascimento.

Dados incorretos podem afetar a análise do Mapa, pois o signo ascendente muda de duas em duas horas e a lua movimenta-se cerca de um grau neste período. Portanto, antes de fazer o seu Mapa Astral, deve-se saber o horário exato de se nascimento, para não interferir as análises astrológicas.

As diferenças no fuso horário alteram as casas astrológicas, portanto é importante saber o local do nascimento para fazer um correto cálculo e análise de seu mapa.

Horóscopo: você realmente sabe seu significado?

Diariamente muitas pessoas folheiam jornais e buscam na internet ou em revistas o seu horóscopo com a previsão diária.

O Horóscopo é o estudo da influência do Sol, da Lua e dos planetas na vida das pessoas.

O estudo da astrologia já vem dos tempos antigos onde pessoas tentavam entender o movimento dos astros. Hoje sabemos que eles que nos ajudam a medir as horas, indicam as estações do ano e até mesmo influenciam nos fenômenos da natureza e, na vida dos seres vivos.

As estrelas formam desenhos no céu e estes são chamados de constelação. Cada constelação apresenta um nome, dependendo da sua forma no céu. A constelação é relatada aos doze signos do Zodíaco.

A palavra Zodíaco é de origem grega e significa “ciclo de vida” e a palavra Horóscopo, também de origem grega, significa “a observação do tempo”.

A verdade é que não podemos saber tudo sobre as nossas vidas e, em algumas situações isto pode ser explicado pela influência na posição dos astros. Os astrólogos estudam as mudanças que possam correr em nossas vidas de acordo com a posição do planeta e sua correlação.

Muitas pessoas não acreditam em horóscopos, pois como alguém poderá ter um poder de previsão para milhares de pessoas ao mesmo tempo? Previsões não são iguais para todos.

Por isso, deve-se fazer um estudo individual, de acordo com a data, a hora e o local de nascimento da pessoa. O signo Ascendente tem forte influência na personalidade e no destino das pessoas.

Portanto, o horóscopo serve para dar uma pequena orientação, previsões devem ser feitas através do Mapa Astral completo.

A profissão de cada Signo

Quando chega a hora de escolher “o que quer ser quando crescer” surgem muitas dúvidas. E a decisão de qual profissão escolher indicará o caminho que será trilhado para o resto da vida. É muito comum pessoas que não fazem uma boa escolha profissional se sentirem frustrados e insatisfeitos.

Se você está em dúvida qual profissão escolher, veja aqui algumas dicas de algumas profissões indicadas para o seu signo:

Áries:  médico cirurgião, dentista, psicólogo, diretor de cinema ou televisão, engenheiro, militar, jornalista e publicitário;

Touro: arquiteto, bancário, contador, design, engenheiro, economista, nutricionista, veterinário, artista;

Gêmeos: guia turístico, editor, escritor, jornalista, publicitário, radialista, relações públicas, professor, vendedor, diplomata e político;

Câncer: gastronomia, nutricionista, arquiteto, cinegrafista, enfermeiro, veterinário, político, fotógrafo, antiquário e arqueólogo;

Leão: advogado, banqueiro, empresário, joalheiro, gerente, ourives, relações públicas e professor universitário;

Virgem: psicólogo, artesão, bibliotecário, advogado, enfermeiro, analista, escriturário, médico, veterinário e secretario;

Libra: design, arquiteto, estilista, advogado, árbitro, diplomata, juiz, relações públicas e militares;

Escorpião: engenheiro, médico, psicanalista, psiquiatra, químico, polícia, administrador, computação;

Sagitário: comércio exterior, diplomata, guia turístico, publicitário, professor, psicólogo, escritor, editor e filósofo;

Capricórnio: engenheiro civil, arquiteto, antropólogo, dentista, dermatologista, político, pesquisador, geólogo e agricultor;

Aquário: filósofo, inventor, juiz, técnico informático, técnico de rádio ou televisão, assistente social, cientista e astronauta;

Peixes: médico, psicólogo, químico, astrólogo, enfermeiro, marinheiro, fotógrafo, meteorologista e assistente social.

Existe uma forte relação entre signos e profissão, porém, é difícil afirmar qual profissão é a mais indicada se baseando somente no signo solar.

Para ter maior precisão das características, é indicada uma avaliação completa do mapa astrológico, que indica não só as características do seu signo solar, mas a partir do posicionamento dos astros no horário do seu nascimento irão descrever suas características pessoais e profissionais.

A partir daí pode-se avaliar qual vocação profissional lhe trará maior realização pessoal e satisfação.

a-rainha-da-noite-explorando-a-lua-astrológica-haydn-paul

A Rainha da Noite – Explorando a Lua Astrológica

Haydn Paul

Sol, Lua e Ascendente

  Dimitri Camiloto

Publicado em: 15/05/2009

Na Astrologia, o signo onde o Sol está no dia de nascimento corresponde ao que as pessoas se acostumaram a chamar de “meu signo”. E, com certeza, esta é uma das coordenadas mais importantes de um Mapa Astral. No entanto, não é a única a merecer destaque: Ascendente, Lua e Planetas, como os regentes do Ascendente e do Meio-do-Céu, são também decisivos para a compreensão da personalidade de alguém. No caso do Sol, o que está em jogo é a percepção de si mesmo e das atividades através das quais você se sente realizado e em harmonia com o propósito da sua vida. Ou melhor, a parte consciente desse propósito. Numa acepção ampla, poderíamos associar a posição do Sol à “natureza do espírito”. Enganam-se os que pensam ser o Sol a característica mais visível/perceptível a respeito de uma determinada pessoa. Na verdade, salvo em algumas exceções, este é o papel exercido pelo Ascendente, mais determinante na expressão e nas impressões que causamos nas pessoas. A consciência da diferença entre aquilo que pensamos que somos e o modo como as pessoas tendem a nos enxergar é fundamental. Naturalmente, não estou me referindo às pessoas em que o Sol e o Ascendente estão num mesmo signo. Nesse caso, há praticamente uma via única de consciência e expressão. Mas, sem dúvida, o Sol é o ponto de partida para o autoconhecimento. Ainda que o conhecimento astrológico não permita generalizações simplificadoras, vimos que o Sol simboliza a consciência de si mesmo e o Ascendente representa a imagem que mostramos ao mundo. Analisemos, agora, o papel da Lua. No Mapa Astral, o signo e a casa onde a Lua se encontra revela, sobretudo, a estrutura emocional e psicológica da pessoa. Sendo assim, a Lua remete às experiências da infância e da adolescência, quando o senso de segurança de cada indivíduo estava sendo formado, na grande maioria das vezes, dentro de um núcleo familiar. Para um recém-nascido, entre 0 e 2 anos, a Lua é o astro principal. Ela representa a mãe, sendo que nesta fase a consciência do vínculo junto a ela é ainda maior que a própria consciência de si mesmo, e remonta à fase uterina. Desta forma, a Lua é uma das principais referências para a compreensão da relação entre mãe e filho. Mas seu significado vai mais além: ela representa a vida familiar como um todo e as seguranças e inseguranças geradas por esta convivência. A Lua fala, portanto, do nosso passado e, em função dele, de como tendemos a agir e reagir emocionalmente nas situações e nos relacionamentos que estabelecemos ao longo da vida A Lua é uma espécie de repositório de experiências de grande importância psicológica que, com o passar dos anos, estrutura a sua emoção e os seus sentimentos. Por outro lado, ela vai reger a vida doméstica e a família que pode ser formada após a saída da casa dos pais, trazendo as marcas e as alegrias da convivência obtida junto à mãe e ao pai, no passado. A Lua é, ainda, um ótimo significador de como funciona o humor de um indivíduo. Quando buscamos entender o modo como um casal se relaciona, saber se há sintonia entre a Lua de uma pessoa e a de outra é crucial, mais do que se os signos do mês de nascimento combinam, por exemplo.

  Qual o Signo da sua Lua?

José Prudêncio

O mais provável é que não se saiba onde estava a Lua no momento em que nasceu nesse instante em que pela primeira vez respirou independentemente da sua mãe.

Pois é, toda a gente sabe o Signo do seu Sol, mas poucos sabem o Signo da sua Lua. Sim, porque o chamado «meu Signo do Zodíaco» é precisamente a posição do Sol no dia do nascimento. Assim, quando alguém diz que é do Caranguejo ou do Sagitário, isso significa que nasceu numa determinada altura do ano em que o Sol estava nesse Signo.

É fácil saber qual a posição do Sol porque esta se repete todos os anos aproximadamente na mesma data. Diferentemente, a Lua tem um movimento muito mais rápido percorrendo todo o Zodíaco em vinte e oito dias, pelo que a sua posição só pode ser corretamente calculada através dumas Efemérides planetárias ou dum programa de computador.

O ciclo de 28 dias da Lua constitui o mês lunar, que é ligeiramente inferior ao mês de calendário. É este o mês que se usa quando nos referimos aos nove meses de gestação, e ao ciclo menstrual da mulher. Este ciclo lunar tem também influência sobre os humores e as alterações emocionais, tendo-se verificado que, nos hospitais, há mais acidentes, mais problemas com álcool e maior instabilidade nos doentes psiquiátricos nos dias de Lua Cheia.

Conheço vários médicos que dizem ter notado que nas urgências aos fins-de-semana em que há Lua Cheia, a afluência é muito maior, tanto devido a mais acidentes como a maiores perturbações emocionais, maiores excessos de álcool e drogas.

A Lua tem influência sobre as marés. Simbolicamente tem relação com a água e com a noite. A um nível mais interior, podemos admitir que tenha uma influência subtil nos seres humanos por estes serem compostos majoritariamente por água.

A vida interior, a sensibilidade e as emoções estão representadas num mapa astral pela posição da Lua e pelas relações que esta forma com os outros planetas. Por exemplo, se uma pessoa nasceu com a Lua em conjunção com Vénus, tende a ser simpática, ter uma aparência física atraente, ter modos harmoniosos e reações emocionais suaves. Tende a procurar o equilíbrio com os outros e a evitar conflitos, sendo boa nas relações públicas, com facilidade em comunicar com o público. Diferentemente, alguém que tenha nascido com a Lua em conjunção com Saturno – que representa a seriedade, o esforço e o tempo – tende a ser reservado, tímido, mais dado ao trabalho prático e a uma natureza melancólica.

Tão importante como a posição do Sol, que representa a individualidade e a consciência de si, é a posição da Lua, que representa as emoções e as reações, a necessidade de segurança e de proteção, o equilíbrio psicológico, os primeiros anos de vida e a relação com a mãe. Vários aspectos fundamentais da natureza duma pessoa podem ser compreendidos através da análise da Lua no mapa astral de nascimento.

Um grande astrólogo inglês, Charles Harvey, um amigo e um ser humano duma qualidade extraordinária, que infelizmente já nos deixou, escreveu um livro muito interessante sobre as 144 combinações possíveis: Sol e Lua, Editora Pensamento. Contém tabelas que permitem a qualquer pessoa calcular a posição da Lua e descobrir mais sobre os outros e sobre si.

O que pode dizer sobre a Lua em relação à nossa segurança interior e à nossa vida emocional, é um dos aspectos mais ricos e interessantes da filosofia astrológica.

Lua Natal Nos Signos e sua Personalidade Emocional

A Lua em que se nasce influencia muito o comportamento emocional e indica o tipo de experiência responsável por uma maior sensação de satisfação e estabilidade ou ao contrário por um abalo nos estados emocionais.

As reações emocionais de uma pessoa são previsíveis; basta saber o signo onde a lua de cada um se encontra.

Áries

A posição Natal da Lua no Signo de Áries cria uma necessidade de atividade e ação constantes. Algumas vezes a pessoa é atropelada pelas próprias emoções.

Qualquer restrição à sua independência ou a sua capacidade de decidir por si mesmo, o que é melhor para ela, a deixa emocionalmente abalada e isso provoca um impulso para se descartar do objeto que provocou esse sentimento.

Quando sentem uma ameaça à sua segurança saem armados contra o objeto ameaçador, lançando um grito de guerra e pode-se esperar uma explosão emocional.

O que essa pessoa espera dos outros é que aceitem os seus rompantes emocionais, exatamente pelo o que são: rompantes e passageiros como uma tempestade.

Mau gênio e mau humor podem ser freqüentes nesta Lua.

Se as pessoas permitissem que expusessem sua raiva sem se sentirem agredidos ou diminuídos, confiariam muito mais nos outros.

Reagem impulsivamente a menor provocação.

Não tem a menor paciência para frustração emocional e para o atraso na satisfação de suas necessidades que consideram sempre mais urgentes do que a do outros.

Irritam-se facilmente quando sentem que alguém invade seus domínios sem os consultar. São muito sensíveis à falta de consideração e de respeito à individualidade deles.

As atitudes podem ser bastante infantis quando estão sob impacto emocional.

Têm momentos de raiva e agressividade e logo depois esquecem o que passou e não ficam remoendo as coisas: deixam isso para os outros.

A prova de que estão atingidos e sensibilizados se mede pelo crescimento da hostilidade, agressividade, irritabilidade e intolerância.

O que mais nutre esta Lua de Áries é a sinceridade.

Sempre mostram o que sentem.

Preferem encarar imediatamente as coisas que estão incomodando e resolvê-las; partindo logo para outra situação.

Essas pessoas se alimentam emocionalmente do ímpeto, da garra e do estímulo.

Ver-se dominado pelas circunstâncias sem a possibilidade de interferir no rumo dos fatos ou de mudar a direção das velas, deixa a pessoa de Lua em Áries emocionalmente esvaziada.

Detestam as pessoas desanimadas e medrosas. Ficam inseguros com elas. O que os consola é serem encorajados e não poupados ou protegidos.

É o desafio e a coragem que a nutre.

O Homem de Lua em Áries

A posição da Lua no Mapa Astral de um homem representa o lado feminino, a sua anima e, portanto, mostra as características do tipo de mulher que mais facilmente o atrai.

No caso da Lua em Áries serão as mulheres fortes com traços acentuados de coragem, independência, franqueza e que tomem iniciativa – inclusive em relação a ele.

Touro

A posição Natal da Lua no Signo de Touro é muito favorável. Essas pessoas têm um humor estável, afável e uma maneira muito descomplicada de lidar com as próprias emoções.

Seus sentimentos são duradouros e confiáveis.

Ligam-se com mais facilidade às pessoas estáveis e que prometem vínculos mais permanentes.

Apreciam o conforto emocional e não entendem nada a respeito de crises e provocações ”só para manter as relações aquecidas”.

Para eles “quem ama cuida” e pronto.

Ficam completamente desestabilizados quando perdem, ainda que seja um pouco de sua habitual segurança material ou emocional ou quando alguma coisa muda em suas vidas.

São muito apegados quando gostam de alguém.

O carinho físico não pode faltar porque é a prova de que existe sentimento e ligação. Sentem os outros pelos sentidos. Toque, abraço, beijo, carícias, contato é o que mais os nutrem.

Sentem necessidade de ter coisas ou pessoas.

São colecionadores em potencial e guardam tudo que lhes pertence.

Se quisermos consolar ou acalmar uma pessoa de Lua em Touro devemos dar conselhos muito concretos, de uma forma que ela possa realizá-los. Devemos ser práticos e simplificar as coisas.

O que é conhecido, estável, garantido é o que dá a sensação de proteção para uma pessoa de Lua em Touro. Nada de novidades, surpresas e flutuação.

Procuram conforto e gratificação física quando se sentem emocionalmente frustrados.

Andar descalço, tomar um bom banho e comer algo delicioso são boas sugestões.

Muito verde e natureza para manter as emoções em paz. É outra boa sugestão.

É indispensável terem as contas pagas em dia para se sentirem emocionalmente bem. O que mais lhes tira o sono é uma redução da conta bancária.

Sabem melhor do que ninguém cultivar e conservar seus laços de afetos.

Mansos de natureza jamais ferem aqueles que amam. Para eles quem ama trata bem.

Possessividade e ciúmes são problemas para a Lua neste Signo, porque gostam muito do que possuem.

Tem muita dificuldade de desistir do que gostam e levam muito tempo para superar uma frustração.

Buscam o aconchego das relações estáveis e sabem conservá-las com muita sensualidade.

São fiéis e exigem fidelidade.

São muito prudentes emocionalmente, dificilmente se atraem por situações que os deixariam estressados, inseguros. Não se atrevem a entrar em situações onde não conhecem as suas chances.

O Homem de Lua em Touro

A posição da Lua no Mapa Astral de um homem representa o lado feminino, a sua anima e, portanto, mostra as características do tipo de mulher que mais facilmente o atrai.

No caso da Lua em Touro serão as mulheres mais tranqüilas, estáveis, confiáveis, sólidas, sensuais e muito carinhosas e afetivas. Também as bonitas, bem cuidadas e vaidosas.

 Gêmeos

A posição Natal da Lua no Signo de Gêmeos cria uma necessidade de racionalizar os sentimentos e as emoções e depois comunicá-los.  Precisam que as pessoas ouçam o que elas sentem. A palavra é a grande aliada dos seus sentimentos.

Sabem colocar em palavras o que estão sentindo e conseguem muita coisa por causa disto. Querem aprender tudo sobre o mundo das emoções.

Quando estão tocados por alguma emoção, pensam, pensam, pensam e decidem, mentalmente, o destino daquele sentimento. Não sabem o que sentem. Sabem o que pensam sobre o que sentem.

A sua segurança emocional está ligada a possibilidade de compreenderem o que está acontecendo e ajustar a mente a isto. Querem saber o que e o porquê de tudo.

O contato social, casual com outras pessoas é para eles uma necessidade emocional.

Sentem-se satisfeitos em meio a certa agitação e quando estão fazendo várias coisas ao mesmo tempo.

Também se sentem felizes quando estão em movimento, explorando novos lugares e conversando com as pessoas sobre os mais diversos assuntos. Abominam a solidão.

Tudo que possam ler, aprender e conversar sobre o assunto que os afeta, os deixará emocionalmente mais seguros.

Pessoas inteligentes, articuladas, intelectualmente preparadas e com habilidade verbal dão muito mais amparo do que alguém afetivo, prestativo ou mesmo gentil. Detestam gente burra. Ficam inseguros com elas.

Seus sentimentos, estranhamente, obedecem a uma lógica.

Têm humor variável e emoções instáveis. Podem mudar seus sentimentos em relação a alguém ou a alguma coisa, e estas perderem ou ganharem importância de uma hora para outra.

Sentem-se mais à vontade na cidade do que no campo.

Para manter o interesse num relacionamento estável precisam se complementar com relacionamentos sociais e de amizade.

Envolvimentos emocionais muito profundos e próximos podem deixá-los inquietos Preferem as relações mais soltas e mais leves.

São avessos a demonstração de ciúme, possessividade e drama. Acreditam que tudo pode ser resolvido pela conversa.

Para eles o sexo começa na cabeça e só depois de se sentirem envolvidos mentalmente por alguém é que se sentirão atraídos fisicamente.

O Homem de Lua em Gêmeos

A posição da Lua no Mapa Astral de um homem representa o lado feminino, a sua anima e, portanto, mostra as características do tipo de mulher que mais facilmente o atrai.

No caso da Lua em Gêmeos serão as mulheres sociáveis, articuladas, falantes, extrovertidas, inteligentes e que tenham uma boa conversa e uma ampla rede de amigos e contatos.

Câncer

A posição Natal da Lua no Signo de Câncer é um indicativo de pessoas extremamente emotivas e sensíveis. Essas pessoas têm muito mais facilidade de lidar com situações com as quais já tenham intimidade e familiaridade.

Só se abrem depois de conquistarem a intimidade necessária.

Precisam de atenção a maior parte do tempo e têm uma tendência a levar tudo para o terreno pessoal o que faz com que se magoem muito facilmente. Quando isso acontece, se retraem numa atitude infantil, “emburram” e vão para o canto.

Uma tendência à nostalgia e a se refugiar nas situações do passado onde se sentiram emocionalmente bem e seguros, pode predominar.

Sentem-se extremamente sensibilizados quando recebem gestos de carinho e ternura.

As coisas e pessoas novas com as quais não estão familiarizados ou não tem referências, as deixam inseguras e desconfortáveis emocionalmente.

Tudo precisa ser digerido emocionalmente e o fazem lentamente.

As situações que lembram algum fato passado trazem à memória toda a carga emocional daquele fato fazendo com que a pessoa reviva todas as emoções e sensações daquela ocasião.

Tem mania de adiar coisas desagradáveis ao invés de enfrentá-las ou resolvê-las.

Têm uma necessidade de estarem vinculados e envolvidos para se sentirem emocionalmente nutridos e alimentados.

As experiências de infância deixam marcas muito fortes nessas pessoas.

Vivenciar a maternidade ou situações onde se possa exercer a função de cuidar e nutrir são situações essenciais para essas pessoas.

Não precisam de suporte material dos outros e sim emocional.

Sentimentais, choram com facilidade, principalmente, quando o assunto envolve crianças e desamparados.

Precisam dar um tempo no seu canto, no seu ninho, para absorverem e digerirem as coisas que incomodaram.

Reagem sempre melhor depois de passar algum tempo.

Essas pessoas se sentem bem atingidas por aquilo que chamam de “falta de sensibilidade” dos outros, negligência e descuido.

Precisam que sejam receptivos às necessidades deles e que sejam protetores e reconfortadores com eles.

São emocionalmente frágeis.

Tem uma sensibilidade toda especial para perceber o momento das pessoas; a hora que se tem abertura para se aproximar e a hora em que se deve recuar.

Sentir-se enraizado, com a sensação de pertencimento lhes dá imenso prazer.

O Homem de Lua em Câncer

A posição da Lua no Mapa Astral de um homem representa o lado feminino, a sua anima e, portanto, mostra as características do tipo de mulher que mais facilmente o atrai.

No caso da Lua em Câncer serão as mulheres femininas, sensíveis, românticas, protetoras, acolhedoras e emotivas. As sonhadoras e capazes de criar uma atmosfera íntima terão grande afinidade com estes homens.

Leão

A posição Natal da Lua no Signo de Leão cria nas pessoas uma necessidade muito grande de serem homenageadas. É importante que os outros as aprovem com elogios, louvor e admiração.

Ficam facilmente ressentidos quando notam que os outros dão preferência e mais atenção a outras pessoas do que a elas.

A necessidade de se sentir no centro das atenções é o ponto de vulnerabilidade emocional deles.

Precisam se sentirem eleitos, escolhidos, para garantir sua estabilidade emocional.

Certa vaidade, orgulho pessoal e sensação de fazerem as coisas melhor do que os outros é a forma de se sentirem emocionalmente superiores.

Precisam fazer o que gostam se dando prazer e viver o lado mais festivo da vida, para se sentirem emocionalmente nutridos.

O que sentem é sempre especial, mais importante do que os outros sentem e digno de atenção e homenagem.

Se forem atendidos em segundo lugar ou depois de um compromisso, para eles não serve mais. Perdeu a toda validade emocional.

Criam propositalmente situações para checar se estão lhe dando um tratamento especial.

Ser festejado e bem recebido, saber que as pessoas escolheram estar com eles, acima de outras opções, deixará esta pessoa maravilhada.

Este sentimento de ser importante, especial, cria neles uma atitude emocional muito generosa e engrandecida.

Sempre dê espaço para que essa pessoa atue de uma maneira nobre, magnânima, digna de admiração.

Poder demonstrar lealdade dentro de uma situação difícil, pedir perdão, conceder perdão, os deixará emocionalmente muito confortáveis. Sempre devemos investir nos melhores sentimentos deles. Eles agradecerão.

Atos de lealdade e sensação de estar lidando com pessoas leais e magnânimas é profundamente assegurador para essa personalidade.

A melhor coisa que esta pessoa pode fazer para se consolar é ficar bem perante seus próprios olhos. É manter a sua dignidade diante dos fatos. É preservar sua auto-estima. Eles sabem fazer isto muito bem.

Um pouco egoístas, pensam primeiro no que estão sentindo e buscam satisfazer em primeiro lugar as próprias necessidades.

Precisam admirar as pessoas com as quais se envolvem.

Têm dificuldade de manter uma relação com as pessoas das quais não têm um bom conceito.

Leais, não esquecem os amigos e quem os ajudou. Orgulhosos, não esquecem quem os traiu.

O Homem de Lua em Leão

A posição da Lua no Mapa Astral de um homem representa o lado feminino, a sua anima e, portanto, mostra as características do tipo de mulher que mais facilmente o atrai.

No caso da Lua em Leão serão as mulheres femininas com personalidade vibrante, expressiva, entusiasmada, exuberante, expressiva. Mulheres com ego forte, auto estima elevada, que sabem se valorizar e que sejam divertidas e de alto astral e que terão mais afinidades com este homem.

 Virgem

A posição Natal da Lua no Signo de Virgem faz com que as pessoas facilmente se desestabilizem com a desordem e a falta de higiene.

Tudo arrumadinho nos seus lugares, nos seus devidos horários previsíveis, dá a sensação de segurança emocional.

O caos tira a tranqüilidade assim como as coisas que não funcionam; principalmente em casa.

Pode desenvolver pequenas manias e uma maneira sistemática de fazer as coisas como: gestos repetidos, hábitos que não se quebram, como se isso pudesse assegurar um contorno estável para as suas emoções.

Buscam um ritmo. Uma métrica.

Para se sentirem seguros, estabelecem uma rotina diária com critérios muito sistematizados para esse cotidiano.

O espírito crítico atrapalha um pouco essa pessoa a fazer vínculos mais íntimos e próximos.

Analisar uma situação até que todos os detalhes estejam encaixados e tudo pareça arrumado numa lógica deixará esta pessoa de bem com a situação.

Discriminar os próprios sentimentos e reações emocionais aumentará a segurança deles.

Encontrar uma explicação que ordene o que eles estão sentindo e porque estão sentindo lhes dará mais confiança.

Cada vez que alguma peça se desmonta no sistema deles, ficam paralisados.

Para eles, emoção, sentimento e necessidade devem ser sempre pequenos. Sentir só um pouquinho e de preferência o que a mente compreende.

Tem medo de não conseguirem se preencher emocionalmente e lidar com seus sentimentos se estes forem grandes e imperativos demais.

Sentir-se sadio aumenta a sensação pessoal de equilíbrio emocional.

Uma postura realista e prática oferece muito mais consolo para esta pessoa, do que sonhos, promessas e papo furado.

Podem ter uma atitude muito crítica em relação às próprias emoções e às dos outros, principalmente quando elas saem do controle.

Podem ser muito tímidos na demonstração dos afetos e das emoções.

São muito analíticos em relação às pessoas com as quais estão mais envolvidos e permitem muito pouco erro a essas pessoas. Quanto mais íntimos, mais críticos.

Tem uma necessidade psicológica de estarem programados e preparados para tudo, de modo que, é difícil surpreendê-los.

São muito solícitos e prestativos com as pessoas próximas e pode-se contar com eles para assuntos os quais a maioria das pessoas não está disponível. Como por exemplo, casos de doença.

O Homem de Lua em Virgem

A posição da Lua no Mapa Astral de um homem representa o lado feminino, a sua anima e, portanto, mostra as características do tipo de mulher que mais facilmente o atrai.

No caso da Lua em Virgem serão as mulheres com uma personalidade mais pragmática, racional, produtiva e eficiente. Mulheres prestativas e que vivem dentro da realidade são as que têm mais afinidade com esse homem.

Libra

A posição Natal da Lua no Signo de Libra é a típica posição de uma pessoa sociável que necessita de contatos e relacionamentos para se sentir nutrida.

Tem uma necessidade enorme de companhia e fica bastante desorientada quando presencia injustiça contra si ou contra terceiros.

Reciprocidade, harmonia, equilíbrio e correspondência nas relações são a base do que essa Lua em Libra busca nos seus vínculos.

Sentem-se desconfortáveis quando as emoções saem do equilíbrio e se tornam mais intensas do que a balança de Libra determina como medida ideal.

Gostam de sentir apenas o que corresponde aquela situação vivida. Qualquer emoção que extrapole é sentido como despropositada e causa grande ansiedade.

Também gostam de sentir apenas as emoções bonitas como: saudade, entusiasmo, apreço, prazer e se censuram diante de emoções menos nobres como: ciúmes, posse, inveja, raiva, etc.

Capazes de manter a objetividade e de cultivar a imparcialidade diante de fatos mesmo quando estão emocionalmente envolvidos.

Detestam quando se vêem induzidos a comportamentos mesquinhos, pequenos, passionais ou quando se vêem perdendo o bom julgamento da situação só porque estão funcionando sob o domínio da emoção.

Para eles, quanto mais emocionados mais necessidade de manter o equilíbrio.

As crises e as reações emocionais destemperadas são sentidas por eles como: falta de elegância e de inteligência emocional.

Tem especial sensibilidade para a estética e para o bom gosto.

A sinceridade, a autenticidade e a espontaneidade emocionais não são bem acolhidas nesta posição e, sim, a educação, os gestos amáveis, as trocas de gentilezas e cordialidade.

A diplomacia supera a sinceridade; e o espírito de conciliação, os conflitos e os ressentimentos.

O que faz bem emocionalmente para essa pessoa é sentir que consegue harmonizar uma situação com o mínimo de desgaste possível para todas as partes envolvidas.

Para se envolverem com alguém precisam de um toque de glamour e, exigem que a pessoa tenha muito cuidado com a aparência. Podem até escolher seus pares pela aparência.

A casa deles será sempre um lugar de bom gosto e elegância.

Liberais, democráticos têm um tato especial para lidar com as pessoas e acham que ninguém tem o direito mandar ou interferir na vida alheia.

Sabem agradar as pessoas e contornar as áreas de possível conflito.

Para eles, a melhor forma de consolar alguém é fazer com que a pessoa fique de fora da situação e analise tudo com menos envolvimento.

O Homem de Lua em Libra

A posição da Lua no Mapa Astral de um homem representa o lado feminino, a sua anima e, portanto, mostra as características do tipo de mulher que mais facilmente o atrai.

No caso da Lua em Libra serão as mulheres refinadas, elegantes, charmosas, sofisticadas. As mulheres de bom gosto, desembaraçadas socialmente, bem educadas e nunca fazem drama serão as que têm mais afinidades com este homem.

 Escorpião

A posição Natal da Lua no Signo de Escorpião cria uma necessidade de experiências emocionais intensas, fortes e profundas.

Vivem as questões emocionais na base do tudo ou nada. Não conseguem o equilíbrio.

Para satisfazer o lado emocional precisam de experiências mais verdadeiras e levar tudo até o fim.

Podem ter reações extremas ou passionais quando estão sob o domínio de um sentimento.

Nesses casos, ficam obsessivos com o objeto que provocou o sentimento até descarregarem todo o conteúdo emocional contido nele.

Só melhoram ou se curam de um desconforto emocional quando vão até o fundo daquele sentimento e o atravessam.

Há uma grande necessidade de controle total da situação para se sentirem seguros.

A emoção mais recorrente está ligada ao medo e a expectativa de abandono e traição.

Há certo sentimento constante de suspeita, desconfiança que só é eliminado quando “sentem” completamente o outro por inteiro.

Ficam extremamente mobilizados diante do menor distanciamento emocional da pessoa a quem eles estão ligados e a reação é se “vingar” com uma profunda frieza.

Muitas vezes, por medo de perder as pessoas, abandonam o barco e, destroem relacionamentos e amizades que estavam longe do fim.

Quando alguma coisa os incomoda emocionalmente abortam o objeto que provoca aquele desconforto.

Quando feridos a reação pode ser tanto de frieza e desprezo quanto de violento ataque contra a pessoa que causou o sofrimento.

Justiça para eles é punir o outro pelo que o fez sentir. E para eles a maior punição é o abandono – o silencio. – deixar o outro no vazio, na falta, no escuro.

Podem ficar bastante sarcásticos quando tocados por uma emoção.

Tem uma tendência a testar os sentimentos das pessoas por elas para ver se são verdadeiros e profundos como precisam que sejam.

São extremamente gratos diante de um comportamento honesto e verdadeiro de alguém.

Detestam se sentirem enganados ou mesmo poupados.

Esperam que as pessoas a quem estejam ligados sejam capazes de acolher suas emoções mais feias como: ciúmes, cólera, desconfiança e possessividade e agüentar tudo para que seja realmente um vínculo forte e verdadeiro.

Sentem-se protegidos na medida em que controlam e tem poder sobre suas poderosas emoções.

Precisam esgotar seus sentimentos e necessidades emocionais para se livrar deles.

Para as pessoas de Lua em Escorpião só existem dois tipos de pessoas: as que elas gostam e as que não existem.

O Homem de Lua em Escorpião

A posição da Lua no Mapa Astral de um homem representa o lado feminino, a sua anima e, portanto, mostra as características do tipo de mulher que mais facilmente o atrai.

No caso da Lua em Escorpião as mulheres intensas, de sentimentos profundos, que vivem a vida com paixão. Serão normalmente sexuais, misteriosas, provocadoras e não se deixaram conhecer por completo.

Sagitário

A posição Natal da Lua no Signo de Sagitário faz com que quando essas pessoas não se sentem bem numa situação a primeira coisa que fazem é se afastar o mais distante possível daquilo. Ir para longe do que causa transtorno emocional é sempre a melhor saída para eles.

A emoção que mais cultivam é o entusiasmo. Gostam de se sentir triunfantes, otimistas e cheios de fé na vida e nas suas possibilidades.

Quando estão tocados por alguma emoção buscam sempre olhar a situação pelo ângulo mais favorável. Detestam o baixo astral, o pessimismo e as emoções dramáticas.

Quando estão emocionalmente envolvidos tentam manter o ânimo mais leve possível e buscam sempre um sentimento mais elevado que dê à situação que estejam vivendo alguma nobreza.

Um sentimento forte de liberdade e de aventura domina suas almas e se sentem satisfeitos quando estão vivendo essas duas emoções.

Sair por cima, com moral alta é um lema para as pessoas nascidas com a Lua em Sagitário.

Têm pouco apego ao passado, às memórias e costumam não se lembrar ou mesmo embaralhar as recordações.

Quando querem sair de uma situação que os incomoda, pensam numa forma de realizar alguma coisa grandiosa no futuro.

Pensam no horizonte. Para além do que estão vivendo.

Não querem compaixão: querem engrandecimento. Se quisermos confortá-los devemos ajudá-los a abrir novos horizontes, montar seu cavalo e lançar suas flechas para alvos longínquos.

O bom humor, o aconselhamento positivo, a fé em resultados melhores, a percepção das coisas pelo seu lado mais favorável; isso é que torna o universo dessa pessoa mais satisfatório.

O sentimento de o que o melhor ainda está por vir e precisa ser buscado é altamente reconfortante para esta pessoa.

Não estabelecer metas pequenas; topar desafios e aventurar-se na conquista de metas distantes é algo que exerce um efeito confortador.

Ambientes que estimulam a liberdade, o crescimento, dão muito mais alimento emocional do que pessoas carinhosas ou dedicadas.

Dizer a elas próprias que devem confiar e infundir em si mesmas sentimentos otimistas é o melhor que essas pessoas podem fazer para se sentir bem.

Expressam suas emoções com a veemência dos signos de fogo, mas não guardam rancor e esquecem tudo de ruim que passou.

Preferem o envolvimento com pessoas inteligentes e que extraem da vida um conhecimento filosófico.

Gostam de mudar, variar. Detestam a rotina e se entediam com facilidade.

O Homem de Lua em Sagitário

A posição da Lua no Mapa Astral de um homem representa o lado feminino, a sua anima e, portanto, mostra as características do tipo de mulher que mais facilmente o atrai.

No caso da Lua em Sagitário mulheres inteligentes, cultas, com gosto pelo incomum e pela aventura. Devem ser bem humoradas, otimistas, positivas, autoconfiantes e topar, sem medo e com o espírito esportivo os desafios que surgirem.

Capricórnio

A posição Natal da Lua no Signo de Capricórnio é típica das pessoas que não gostam de demonstrar o que sentem.

Põem uma máscara fria e reservada para proteger suas emoções.

Tem necessidade de vínculos seguros e estáveis. Só se ligam às situações confiáveis.

Sentem-se muito mal quando dependentes emocionalmente e materialmente de terceiros.

Acham a dependência uma vergonha e as emoções, uma fraqueza.

Bastante duros consigo mesmos, se tratam com austeridade e crítica quando estão derrotados por algum sentimento.

Quando atingidos emocionalmente se fecham, ficam impenetráveis e precisam de um tempo “a sós” para lidar com seus próprios sentimentos.

Quanto mais atingidos, mais controlados se tornam e menos demonstram o que sentem.

Lidar com os próprios sentimentos ou os alheios é sempre problemático para esta Lua, já que o controle é a palavra chave do Capricorniano.

Com muito medo de não serem aceitos, com uma insegurança básica e um sentimento de rejeição estruturado, costumam ostentar uma indiferença para mascarar essas fraquezas.

Orgulhosos, para eles demonstrar carência é se expor demais.

Sentem-se emocionalmente seguros quando estão produzindo, estabilizados materialmente e reconhecidos dentro da profissão. A vida material é para eles uma fonte de nutrição emocional.

O que mais os magoa é não se sentirem respeitados e duvidarem de sua seriedade e credibilidade.

Sentem-se mais seguros quando a situação é bem definida, objetiva e estruturada.

É possível que eles próprios se ponham tarefas e deveres excessivos e se cobrem perfeição. Obrigam-se a sair da cama doentes e ir trabalhar e se culpam se não o fizerem.

Tem um medo muito grande de que alguma emoção mais forte burle o controle, ganhe expressão e  vulnerabilize por completo toda a personalidade.

Essas pessoas temem a vulnerabilidade que as emoções provocam e duvidam que possam ser atendidos quando suas necessidades forem expressas.

Quando estão mais carentes ficam pessimistas e irônicos.

Donos de um senso de humor muito especial podem ser bastante engraçados, principalmente, quando estão emocionalmente atingidos. Brincam com os próprios sentimentos para tirar-lhe a severidade.

Não é fácil ficar íntimo deles. Conservarão certa formalidade, distância mesmo para as pessoas mais próximas. Tem sempre algo preservado neles.

Detestam toda forma de vulgaridade e demonstração pública de afeto. São bastante críticos com as pessoas mais próximas e querem torná-las perfeitas.

Sentem-se muito inseguros com pessoas incompetentes, por isso, preferem o apoio de profissionais. Quando querem criticar alguém se referem a eles como ridículo.

O Homem de Lua em Capricórnio

A posição da Lua no Mapa Astral de um homem representa o lado feminino, a sua anima e, portanto, mostra as características do tipo de mulher que mais facilmente o atrai.

No caso da Lua em Capricórnio, mulheres auto-suficientes, produtivas, bem sucedidas, ambiciosas social e materialmente. Devem ser também, estáveis, organizadas, confiáveis e pessoas que não “quebrem” com facilidade.

Aquário

A posição Natal da Lua no Signo de Aquário é própria de pessoas que detestam cobranças emocionais de qualquer tipo.

Não gostam de se ligar às pessoas mais melosas, carentes ou emocionalmente exigentes.

O seu padrão emocional é de liberdade, espaço, autonomia. Dramas e ciúmes são muito mal vistos.

Extremamente sociáveis gostam de se sentir ligados a grupos e amigos e se nutrem mais dessas relações do que de situações mais íntimas.

Quando estão muito tocados ou subjugados por uma emoção, tentam esfriá-la ou cortá-la para recuperar a liberdade que gostam de manter em relação às pessoas e às coisas.

Não sentem igual a todo mundo e não têm as reações previsíveis. Nunca se sabe como eles podem se sentir em relação a alguma coisa.

Espontâneos, francos em relação às suas emoções podem nos surpreender com demonstrações completamente diretas e sem rodeios de seus sentimentos.

Podem parecer frios e distantes quando vamos a eles buscando carinho e intimidade.

Quanto mais se tenta aproximar deles mais fogem. Quanto mais os deixamos à vontade e soltos mais se aproximam.

Têm uma habilidade única de deixar os outros fora da vida deles.

Podem se enjoar com facilidade de uma pessoa ou de uma situação e, de uma hora para outra se desligar delas; buscando novos interesses e novos lugares.

Não pergunte a eles sobre seus sentimentos a menos que queiram conhecer a verdade.

Quando entram na fase da novidade, não insista: qualquer outra coisa vai parecer mais estimulante do que o que eles têm na mão.

Não caem em chantagens emocional, não atendem às cobranças e não se mobilizam com o descontrole emocional dos outros.

Ninguém de quem depender – ninguém dependendo deles: este é o seu lema.

Espaços livres, universos separados, laços e vínculos que incluem respeito à liberdade de cada um: é assim que se sentem bem.

Essa Lua não pede mimo, nem paparico, nem zelo. Pede que a deixem livre inclusive que não prestem atenção demais nela. Pede que suas necessidades possam variar.

As afinidades intelectuais são pré-requisitos para as ligações emocionais.

Essa pessoa se sente sufocada e acuada muito facilmente, então o pior é cobrar e pressionar.

Se alguma coisa não vai bem não vão tentar consertar ou resolver. Para elas é emocionalmente mais simples cortar e cair fora.

O melhor consolo é dizer-lhes que não estão obrigados a nada se não quiserem; que eles têm sempre outra opção; que podem deixar tudo para trás e inverter totalmente, a ordem das coisas.

O Homem de Lua em Aquário

A posição da Lua no Mapa Astral de um homem representa o lado feminino, a sua anima e, portanto, mostra as características do tipo de mulher que mais facilmente o atrai.

No caso da Lua em Aquário uma mulher, inteligente, rápida, independente, com vida própria e interesses próprios; que dê muita liberdade e espaço. Também as mulheres que surpreendem e que tenham algo de incomum, não óbvio ou conservador.

Peixes

A posição Natal da Lua no Signo de Peixes é típica de pessoas com uma sensibilidade refinada e especial. Sentem e percebem coisas totalmente despercebidas para os outros.

Tolerantes e compreensivos devido ao extremo sentimento de compaixão.

Bastante empáticos, são tocados pelos sentimentos e emoções dos outros. É crítico para eles manterem uma fronteira emocional e separar as suas impressões e emoções das dos outros.

Imaginativos, podem sentir coisas e reagir a elas sem que nada daquilo esteja realmente acontecendo.

Funcionam melhor se tiverem um despertar matutino suave, porque vão voltando do estado do sonho e do sono aos poucos.

São vulneráveis a cair em ilusão e encantamentos.

Muitas vezes têm emoções confusas, com a sensação de que algo está acontecendo ou para acontecer sem detectar exatamente o que seja.

Sentem tudo, pressentem tudo. Impressionam-se com tudo. Como uma pedrinha jogada na superfície de um lago e que produz sucessivas ondas por vários minutos.

Embora o estímulo seja pequeno a reação é ampla.

Sua instabilidade emocional é resultado dessa grande porosidade em relação ao que os cerca.

Sentem-se bem ajudando as pessoas em aflição e apuros.

Pode haver uma grande riqueza e um variado repertório emocional nessa personalidade.

Há algo de sutil em como percebem os sentimentos alheios e captam a atmosfera dos ambientes.

Há um grande anseio de fusão através dos vínculos emocionais.

Elas sabem que no terreno das emoções as coisas não são arrumadinhas. O que as pessoas dizem, não é o que elas sentem. O que elas sentem, não é o que elas sabem; etc. Que tudo é muito sutil, variável e possível, portanto, em matéria de sentimento e reações não se pode levar tudo ao pé da letra.

Tratar com delicadeza, sem crítica, sem julgamento, com aceitação e compreensão os próprios sentimentos e os dos outros é uma grande qualidade dessa Lua.

Quando não estão bem, para se confortarem começam a imaginar uma situação idílica, melhor e, que não tem nada a ver com aquilo que estão vivendo.

Saber que não estão isolados nos seus sentimentos; que não são os únicos a sentir aquilo… Que aquilo que sentem todos sentem num dado momento, sob certas condições, é o que torna possível o contato entre as pessoas.

Elas se nutrem e nutrem os demais poetizando as coisas. Facilmente entram no terreno da fantasia e das possibilidades irreais para se confortarem.

Muitas vezes não sabem o porquê estão sentindo o que estão sentindo.

O Homem de Lua em Peixes

A posição da Lua no Mapa Astral de um homem representa o lado feminino, a sua anima e, portanto, mostra as características do tipo de mulher que mais facilmente o atrai.

No caso da Lua em Peixes mulheres sensíveis, sutis, solidárias, românticas, compreensivas e mágicas. Suaves, frágeis, doces e… Vagas. Devem ter riqueza e profundidade psíquica e se comunicar sem palavras e sem perguntas.

Sol, Lua e Ascendente

André Leôncio

Enquanto a terra e os demais planetas giram todos juntos em torno do Sol a Lua mais chegada e mais intima gira em torno da terra.

Para mim a Lua representa a alma vivendo os sentimentos e as memórias de sua própria existência, dançando com a terra suas estórias e lembranças de fecundação pessoal enquanto o Sol, que a tudo sustenta é o Espírito, o centro de onde irradia a grande Iluminação.

Dentro de cada criatura existe um foco de Luz Espiritual que quando desperta gira na dimensão do Sol, mas que por outro lado, pode estar repleta de conteúdos inconscientes, perdida nas sombras, embalada no balanço da Lua, cristalizada e intensificada nas suas ligações terrenas sustentada no Sol através de um frágil reflexo, de Luz sem vida, de Sol sem calor.

Tenho um amigo que tem uma estória, uma filosofia interessante sobre o Homem e o Sol. Diz ele que o tamanho real do Sol proporcional à distância da Terra seria visto por nós durante o Sol do meio dia e este é desconfortável de se ver. Já o Sol ao nascer é gratificante de se ver, grande e majestoso. Mas para nós daqui da terra esta é uma visão distorcida, maior que o seu verdadeiro tamanho. O sentido que ele vê nisso é que o homem desenvolveu mesmo uma visão sobre si engrandecida demais, maior do que deveria ser. Acontece que este Sol grande ainda é um Sol frio, como o nascer do Sol a beira mar. Da até para assistir usando um casaquinho.

O Sol do meio dia é que tem calor. Nas estórias bíblicas e outras acontece muito do homem cair cego sempre que vê a verdadeira luz divina com os olhos da alma, acostumada a perambular nas sombras, como Saulo na Estrada de Damasco antes de se tornar Paulo. Pegar um Sol do meio dia frente a frente com a retina do olho material não é possível, só de óculos escuros e mesmo assim depende da lente.

Mas vamos voltar pra nossa vida ou vidas na terra e consultar todas as memórias da alma. Temos o Sol como o Espírito e no mapa astral o Sol identifica o signo da pessoa, temos a Lua como alma e no mapa astral pode estar em qualquer um dos doze signos e temos o signo ascendente como o corpo de ação disponibilizado para nascer, crescer e atuar que também vai estar em qualquer um dos doze signos. O signo ascendente é a chave da encarnação.

O Sol, a Lua e o Ascendente, que também se diz: O Espírito a Alma e o Corpo deveriam atuar unidos e equilibrados para dar bom prosseguimento, mas sabemos que não é assim que acontece na pratica. A alma e o corpo formam uma espécie de aliança que exclui o Sol Espiritual, exclui o movimento evolutivo priorizando o movimento kármico repetitivo.

A Lua no mapa astral tem um peso muito grande. Acho até que ela é um dos focos principais de manifestação como personalidade. Ela é a memória.

Existe personalidade em todo o mapa. Tem personalidade em alguns planetas, tem personalidade de ação no Signo ascendente, tem personalidade condicionada nas lembranças do passado no signo da Lua e haveria mais personalidade espiritual na manifestação do Sol, seu signo solar.

A manifestação espiritual é proporcional à iluminação da consciência e é o pensamento racional superior.

A manifestação do ascendente é o nascimento na terra, através da definição de objetivos, crescimento dos desejos, desenvolvimento da autoconfiança e do amor próprio. Ali está também a natureza do comportamento competitivo. O reverso da moeda também é o amor próprio em excesso e o espírito competitivo violento aprofundando as sombras da alma se desligando do amor divino. O ego personalizado. Adão fora do paraíso.

Tudo o que o ascendente faz hoje com certeza vai impregnar de memórias a alma magnetizando mais ainda suas ligações com a terra no futuro.

O ascendente é de suma importância. Quem nasce tem um motivo que precisa ser cumprido. Precisará de coragem, força de vontade, firmeza de atitudes, vontade de vencer, personalidade e principalmente, intuição verdadeira que é conexão solar.

O ascendente pode conduzir ao retorno espiritual através de uma vida positiva contendo espiritualidade suficiente para um crescimento verdadeiro. O guerreiro terá a colheita do seu valor e a todos lhes serão dados de acordo com as suas obras.

Acontece que a todo o momento nos deparamos com as fases da Lua, as mudanças no tempo, às ilusões do momento, a dança hipnótica da alma em torno de suas próprias lembranças, condicionamentos, costumes do passado e ancestralidade.

Os orientais consideravam a existência da Roda de Samvara (A Roda da Felicidade) e nela apontavam duas portas: A porta de Deus e a porta dos ancestrais. A entrada da alma na roda se dá através da porta dos ancestrais e se ao término da vida ela deixar a roda pela mesma porta certamente terá que voltar. Agora se você ao fim de mais uma ronda da alma deixar a Roda por outra porta, a porta de Deus, e não pela mesma porta que você entrou você terá se libertado da roda. Entra por uma porta e sai pela outra é o segredo.

Quando ainda éramos crianças e bebês era possível ver um pouco da luz divina no nosso comportamento puro e espontâneo. É quando ainda temos a evidência da luz do Sol personalizada em cada um.

Mas esta luz acompanhando o crescimento da criança no despertar das memórias da alma e nos limites do corpo físico começará a ser moldada dentro de uma forma herdada de costumes, heranças, lembranças, sentimentos do sub – e do inconsciente. E aos poucos vai se tornando sombra, deixando de ser luz.

“Muitas são as formas de comportamento que adotamos por necessidade, por influência magnética, que substituem nosso “eu” verdadeiro e universal pelas lembranças do “eu individual”, da Lua dançando com a terra distante do “eu” coletivo espiritual” a sua dança individual, a sua Roda do Destino pessoal, o seu Karma de lembranças, o seu passado.

O “eu” de criança é ainda livre das relações sentimentais e condicionadas que se formam na educação e convivência. A alma no corpo do bebê ainda está protegida na Luz de Deus nestes primeiros anos de preparação para suas provas nos caminhos da sombra e da luz. Vai crescendo o corpo físico e o bicho começa a apertar no alcanço dos calcanhares.

Com o tempo a humanidade vem acumulando profundos sentimentos e lembranças sobre suas próprias atitudes. Estão criados elos emocionais que prendem a alma aos seus maneirismos, suas histórias, seus bloqueios, suas sombras, seus condicionamentos, seu comportamento compulsivo e repetitivo e tudo mais que reflete a relação de causa e efeito. O céu cheio de estrelas e na terra a alma lunática fica bêbada dançando em volta de suas próprias mentiras.

Somos frutos do que fizemos e fizeram nossos ancestrais e esta memória não anda muito boa quando bate nas nossas consciências. Tais memórias preenchem hoje na nossa mente o lugar onde deveriam estar brilhando os puros sentimentos do Grande Vazio Iluminado, mas que, ao contrario está lotado de memória, culpa e ilusão. Por isso dizem que a Mente engana, somos aquilo que acreditamos ser e nossa mente atual acredita nas muitas mentiras sobre a Luz que enxergamos na própria Lua cheia, que se formos ver nada mais é que um satélite frio o sem vida, um tênue reflexo da Luz do Sol.

Da Lua nova ao quarto crescente, da Lua Cheia ao quarto minguante, ora subindo, ora descendo nas marés segue a alma no barquinho, preocupada com as ondas e as ventanias de suas próprias lembranças.

Embora tenha sobre a sua cabeça o imenso Céu suas preocupações são como jogam as águas dos seus mares que balançam e trazem sofrimentos ao seu pequenino corpo ascendente. O marinheiro enjoa. Muitas vezes cai no mar e é tragado pelas suas próprias profundezas, em outras depois de muito jogar pra lá e pra cá o destino conduz o barquinho, sem falar também nos marinheiros fortes e destemidos possuídos de enorme fé e esperança que os faz suportar o mar revolto até chegar a terra firme.

Tem uma estória de Maria Madalena que junto com Jacob, Salomé, José de Arimatéia e Trofino, e Sara, uma cigana, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e provisões.. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e chorar. Ai então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e “a mercê de todas as intempéries”, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a cidade de Saintes-Maries-de-La-Mer.

Na nossa estória inspirada embora historicamente os ciganos sejam anteriores a Índia, este é o momento onde começa a estória do povo cigano.

Este também é o momento também da estória de cada um que precisa atravessar seu grande mar sem naufragar e sem deixar de rezar, cantar e acreditar.

A Lua descreve a relação com a mãe, a família, a infância. Em seus aspectos mais profundos descreve a ancestralidade e as memórias do karma. Espalha-se através de todos os líquidos do corpo, é a Senhora das Marés.

No seu momento atual descreve seus hábitos, sua intimidade, suas reações, seus medos e inseguranças. Descreve muito do seu jeito de ser, o tipo de aconchego que você procura enquanto alma na sua vida. Se você encontra o sossego tão almejado.

O estudo dos nodos lunares conhecidos como “cabeça e cauda do dragão” e sua posição no seu mapa astral aprofundam as informações sobre as ligações da alma com o seu karma pessoal.

Os aspectos passados da Lua podem inibir a força do ascendente e sua vocação para criar uma nova atitude, levando-o a sucumbir ao peso das lembranças do passado.

Por outro lado é na força do Sol, e dai a importância do seu signo Solar, que se pode encontrar a fé e a esperança que podem guiar o ascendente na direção do futuro. Uma alma pode fazer de uma vida inteira uma repetição de seu passado e nesse caso não houve futuro e é ao término de cada vida que se pode avaliar quais os aspectos de seu mapa astral ela priorizou e quais não realizou.

Conhecer as tendências enganadoras do passado é um passo na direção do entendimento do porque estamos vivendo e uma boa indicação dos rumos que precisam ser corrigidos.

A Lua na forma como descrevemos representa a alma encarnada e em seus aspectos negativos uma alma desorientada.

Uma lua aflita no mapa astral indica mal estar e desentendimentos. Por outro lado, uma Lua equilibrada ajuda a caminhar.

Não se pode deixar de mencionar que nos caminhos ocultos das altas ciências espirituais a Lua também pode estar exercendo um papel de grande proteção para as almas, dando a elas um sistema de crescimento, possibilidades de fecundação, alimento, moradia, poesia e todo o nosso dia a dia de alma peregrina sob o olhar atento da Virgem Mãe Puríssima.

É nesse sentido que a Lua aparece como a Grande Mãe Divina fecundação da Grande Mãe Natureza.

A oportunidade que se dá a cada alma de provar o seu amor pela Luz Resplandecente nasce do amor da Grande Mãe que também é ecológica. O Sol é a fonte, a Lua o útero e o Ascendente o corpo.

Ao fim de cada vida deve a alma deixar a Roda saindo por uma das duas portas da roda de Samvara. Geralmente o peso do carma obriga a alma a sair pela mesma porta por onde entrou a dos ancestrais, que determinarão sua volta.

Durante a noite Negra da Alma Caim vai matar Abel selando sua sorte escolhendo reentrar pela porta do passado. Precisará do que vestir e terá de acender uma fogueira para se aquecer. São João Batista também foi decapitado.

A porta de Deus é o topo de uma escalada da alma desde as origens lunares das águas até o topo das montanhas de Luz. A iluminação da consciência. O Natal.

O Nascimento de Jesus, O Natal, O Brilho da Luz Resplandecente renascendo no coração da alma vivifica Abel e é a iluminação da consciência. Mas quando é Caim que decide, a alma volta para a Noite Escura da roda de Samvara. Então acendemos a fogueira de São João procurando conforto e luzes no céu. Estas duas festas marcam os solstícios de verão-inverno

“Eu sou brilho do Sol, eu sou brilho da Lua,
dou brilho as estrelas
porque elas me acompanham”

A LUA SUA INFLUÊNCIA SOBRE O HOMEM E A NATUREZA

A Lua e sua Influência sobre o Homem e a Natureza

Ilya Virgatchik

Interpretando a Lua no Mapa Astrológico II